Noite com risco de temporais em SP

02/03/2017 às 07:45
por Paula Soares

Atualizado 02/03/2017 às 19:55

Oferecimento
Ar fica abafado

Noite com temporais em SP

 Nuvens bastante carregadas continuam espalhadas sobre o estado de São Paulo na noite desta quinta-feira e provocam temporais em diversas regiões do estado.

Uma área de chuva forte que atingia a região de Campinas por volta das 18h avança para a Grande São Paulo e o tempo fica instável. Pode chover forte também na capital.

 

 

 

Chove forte em SP

Áreas de instabilidade se intensificam sobre São Paulo e nuvens carregadas crescem em várias regiões do estado provocando fortes pancadas de chuva nesta quinta-feira, 2 de março.

Em Ourinhos, na divisa com o Paraná, choveu quase 28 mm entre 10h e 12h, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Na Grande São Paulo, as áreas de chuva se espalhavam rapidamente no começo da tarde e aumentavam de intensidade. Pouco antes das 14h chovia com moderada a forte intensidade em bairros da zona norte (Vila Guilherme), de Guarulhos, Mairiporã, Itaquaquecetuba e Santa Isabel.

 

 

Barra do Turvo registra maior chuva/24h no BR

Estas áreas de instabilidade começaram a ganhar força já noite de ontem no sul do estado, onde choveu muito forte. Em Registro, o acumulado foi de 46,4 mm entre 21h de ontem e 1h da madrugada de hoje. Em Barra do Turvo choveu 81,8 mm entre 9h de ontem e 9h de hoje. Este foi o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24h, segundo o INMET.

 

Madrugada mais quente do ano em São Paulo

Março começou abafado em São Paulo. A madrugada desta quinta-feira, 2, foi a mais quente do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 22,2°C. Este é o novo recorde de maior temperatura mínima na capital paulista este ano. O recorde anterior era 22,0°C no dia 5 de janeiro.

 

São Paulo teve o sexto fevereiro mais seco em 74 anos

 

Nebulosidade na madrugada

Além do ar quente que tem estado por todo o estado de São Paulo, a grande quantidade de nuvens que ficou sobre a região da capital paulista na noite desde a noite de ontem e na madrugada desta quinta-feira foi um fator importante para aumentar a temperatura. A nebulosidade impediu a perda de calor e funcionou como um cobertor.

 

Entenda como a nebulosidade interfere na temperatura

 

Tempo mais instável

Nesta quinta-feira a circulação de ventos está trazendo mais umidade para o estado de São Paulo, o que favorece a formação de áreas de instabilidade. Muitas áreas paulistas já tiveram chuva de forma isolada nesta manhã.

 

Por volta das 9h30, os radares meteorológicos já registravam chuva na região de Cajamar e de Santana de Parnaíba. Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

No decorrer do dia ainda ocorrem bons períodos de sol em todo estado e o ar fica bastante abafado. Entre a tarde e a noite nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva de forma mais generalizada em relação aos últimos dias. Além da chuva ser mais duradoura, há expectativa para temporais, inclusive na capital.

 

Primeira frente fria com força para chegar ao Sudeste do Brasil é esperada para os próximos dias.

 

Tendência

 Por causa do forte bloqueio ocasionado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), as frentes frias do mês de fevereiro foram desviadas para alto-mar e não conseguiram chegar ao estado de São Paulo. Sem ar polar, com pouca chuva e sol em excesso, a temperatura ficou acima do normal. 

Março também começou quente, mas já não existe a situação de bloqueio atmosférico para barrar a passagem das frentes frias. Assim, as frentes frias voltam a avançar pelo costa do Sul e do Sudeste do Brasil já na primeira quinzena de março, estimulando o aumento da nebulosidade e da chuva. Mais nuvens, chuva e um pouco de ar polar fazem o calor diminuir.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Esta semana vai terminar diferente dos últimos dias. Muitas áreas de instabilidade vão atuar sobre o estado de São Paulo e as condições de chuva ainda serão altas nesta sexta-feira. Todas as regiões paulistas continuam sujeitas à temporais.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%