Volta a chover forte em Mato Grosso do Sul

03/03/2017 às 22:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Baixa pressão ganha força no Paraguai

As condições para chuva aumentam sobre o Mato Grosso do Sul no primeiro fim de semana de março. Nuvens muito carregadas voltam a espalhar sobre o estado e há risco de temporais.

Neste sábado, antes da chuva, o sol ainda deve aparecer forte na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital, Campo Grande. As pancadas de chuva com raios, e que podem ser fortes, acontecem especialmente à tarde e à noite.

 

Veja a previsão para todo o Centro-Oeste

 

Mas a fronteira com o Paraguai já sente o tempo mais instável por causa de grandes áreas de instabilidade que crescem no Paraguai. Assim, o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva já pela manhã e no decorrer do sábado também há risco de chuva forte.

 

 

No domingo, as áreas de instabilidade aumentam e se formam mais sedo. Além das áreas de instabilidade que avançam do Paraguai, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Paraná vai reforçar a instabilidade em Mato Grosso do Sul.

O risco de temporais aumenta em todo o estado no domingo e pode chover forte também na segunda-feira, 6 de março.

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

3 fatores que aumentam a chuva em MS

A intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Brasil e o Paraguai, e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul no fim de semana, e que consegue chegar ao litoral de São Paulo na segunda-feira, 6 de março, vão estimular muitas áreas de instabilidade também em Mato Grosso do Sul.

Um terceiro fator que deixa as nuvens ainda mais carregadas é que o fluxo de ventos predominante sobre o Mato Grosso do Sul no fim de semana é da direção norte, o que traz o ar úmido e quente no Norte do Brasil para o estado. Este ar úmido e quente é o combustível ideal para deixar as nuvens ainda mais carregadas, com maior potencial para temporais.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%