SP: mudanças à vista

04/03/2017 às 16:51
por Aline Tochio

Oferecimento
Semana começa com virada no tempo no Estado

O estado de São Paulo teve um mês de fevereiro muito quente, o mais quente dos últimos 12 anos, de acordo com o INMET. E março não começou diferente. Há vários dias, quase todo o estado tem registrado temperaturas acima de 30ºC, inclusive a capital. Para quem não aguenta mais esse calor, há luz no fim do túnel! Finalmente uma frente fria vai conseguir passar por aqui no começo da semana que vem e vai trazer um bom alívio para esse calorão.

 

Neste domingo o sol ainda aparece em São Paulo e as temperaturas continuam altas. A sensação ainda é de bastante abafamento porque o vento vai soprar quente do interior do País em direção ao estado. As pancadas de chuva acontecem a partir da tarde e podem vir na forma de temporais isolados durante a tarde, mas a chuva vai se tornando mais generalizada até a noite conforme a frente fria avança em direção a São Paulo. Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, a passagem da frente fria deve provocar chuva forte, raios e ventania em muitas regiões paulistas, inclusive na Grande SP.  A segunda-feira será um dia de tempo mais fechado por todo o estado. Além da frente fria, a circulação de ventos entre níveis baixos e médios da atmosfera vai favorecer a manutenção da nebulosidade e da chuva. Ainda há risco de temporais. Confira a projeção de chuva acumulada para os próximos cinco dias na figura abaixo.

 

 

Por causa do tempo mais fechado e da entrada de ar mais frio que acompanha a frente fria, a temperatura cai, principalmente no centro-leste e sul de São Paulo. A imagem abaixo mostra a projeção de temperaturas máximas feito pelo modelo meteorológico MM5 para a tarde de domingo e de segunda-feira, respectivamente.

 

 

Na semana que vem, as madrugadas também serão bem mais frescas. Finalmente as temperaturas mínimas vão ficar abaixo de 20ºC em muitas cidades do centro-leste e sul do estado. As regiões norte e oeste de São Paulo não vão sentir tanto a influência do ar polar.

 

 

Esse alívio do calorão, no entanto, não vai ficar por muito tempo. Ao longo da semana que vem, conforme a massa de ar frio se afasta para o oceano, a temperatura volta a entrar em elevação. Confira a previsão de temperatura para a cidade de São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%