Recorde de menor temperatura no Rio de Janeiro

20/03/2017 às 13:49
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/03/2017 às 15:53

Oferecimento
Mar continua agitado

Recorde de temperatura na cidade do Rio

A presença de ar frio de origem polar sobre o Rio De Janeiro aliviou o calor. A cidade do Rio de Janeiro entrou no outono de 2017 registrando recorde de temperatura. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima no Rio nesta segunda, 20, foi de 18,0°C no Alto da Boa Vista e foi a menor do ano até agora. O recorde anterior era de 19,0°C no dia 9 de fevereiro.

Mas a madrugada da terça-feira pode ser ainda mais fresca e ter novo recorde de frio.

 A temperatura máxima da primeira tarde do outono foi de 28,3°C, na Vila Militar.

 

Frente fria

A recente passagem de uma frente fria pelo Rio de Janeiro deixou o tempo úmido por todo o estado e grandes volumes de chuva em algumas áreas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 19 e 9h do dia 20 de março choveu 70,4 mm na região do Parque Nacional de Teresópolis e 63,8 mm em Três Rios. Estes volumes ficaram entre os 10 maiores do país neste período de 24h.

Na cidade do Rio de Janeiro, pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, os maiores acumulados entre 9h do dia 19 e 9h do dia 20 de março foram 54,8 mm na Rocinha, 40,4 mm na Barra/Barrinha e 37,6 mm no Jardim Botânico, 36,4 mm no Recreio dos Bandeirantes, 35,6 mm no Vidigal, 34,2 mm na Urca e em Copacabana.

 

 

O primeiro dia do outono de 2017, que começou às 7h29 desta segunda-feira (hora de Brasília), segue com muitas nuvens por todo o estado do Rio de Janeiro. Ainda há condições para chuva, mas em geral com fraca a no máximo moderada intensidade. O litoral norte fluminense ainda pode ter chuva moderada a forte.

 

Ressaca

O mar fica bastante agitado no decorrer do dia. Ondas com até 2,0 metros foram observadas no começo da manhã desta segunda-feira segundo o site de surf Ricosurf. A Marinha emitiu um alerta de ressaca desde Paraty até Arraial do Cabo. 

As ondas e o risco de ressaca diminuem nesta terça-feira, mas o mar ainda fica agitado

 

Com a grande quantidade de nuvens e a presença de ventos de origem polar, a temperatura não sobe muito.

As condições para chuva diminuem ainda manhã a partir desta terça-feira. Os ventos de origem polar vão continuar predominando sobre estado do Rio de Janeiro evitando um grande aquecimento do ar. As noites ficam frescas, com sensação de frio nas cidades serranas.

 

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

24°
min

31°
max

30mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%