ALERTA

1 notificações

Tempo muda em SP

23/03/2017 às 18:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/03/2017 às 07:45

Oferecimento
Pancadas de chuva retornam

Mudanças no tempo são esperadas para esta sexta-feira e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite para quase todas as regiões do estado de São Paulo. A Grande São Paulo também poderá ter pancadas de chuva, mas especialmente no fim da tarde e no início da noite. Só não deve chover nesta sexta-feira na faixa litorânea entre a Baixada Santista e o Litoral Norte.

Mesmo com previsão destas pancadas de chuva, o sol aparece forte por várias horas.

 

Voltou a chover no noroeste do estado nesta quinta-feira

O sol forte e o tempo seco predominaram sobre o estado de São Paulo nesta quinta-feira, apesar da presença de algumas nuvens. Mas pancadas de chuva moderadas a fortes voltaram a ocorrerem locais do noroeste do estado. Radares meteorológicos detectaram chuva na região de Auriflama, Santa Fé do Sul e de Meridiano. Em Jales, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,6 mm de chuva em apenas 1 hora, que tecnicamente é muita chuva para um período de tempo tão curto.

 
Cidade de São Paulo sem chuva há 3 dias

A cidade de São Paulo teve seu terceiro dia consecutivo sem chuva. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 14,4°C e a máxima de 27,3°C nesta quinta-feira. Estes valores foram muito próximos do que foi registrado na quarta-feira, 22.

 

 

  

Radares Climatempo-USP mostram a chuva em toda a Grande SP

 

  

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Cavado passa por SP

O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva estão associados com a passagem de um cavado atmosférico sobre São Paulo. Não há previsão de nenhuma nova frente fria para os próximos dias.

O cavado atmosférico é uma região onde há uma tendência da queda da pressão atmosférica e onde os ventos fazem uma circulação no sentido horário, mas que não chega ter a circulação fechada, de 360 graus no giro dos ventos.

O cavado força uma concentração de umidade e estimula a formação de nuvens. A passagem de um cavado pode até provocar tempestades. Toda frente fria tem sempre um cavado associado.

 

 

 

 

Primeiro fim de semana de outono

O ar frio de origem polar que deixou a temperatura amena nas últimas noites se afasta de São Paulo e a tendência é de aquecimento. As tardes e noites ficam mais quentes.

A passagem do cavado vai estimular pancadas de chuva com raios também na tarde e em parte da noite do sábado. Mas todo o estado terá vários períodos com sol. O tempo fica firme no centro-oeste do estado.

 

Vai ver os shows do Lollapalooza? Confira a previsão especial!

 

No domingo, o cavado já estará afastado de São Paulo e as condições para chuva diminuem. Ainda chove com trovoadas a partir da tarde no centro-oeste e no norte do estado, mas o sol aparece em grande parte do dia.

O tempo seco e o calor voltam a predominar no centro-sul e no leste do estado. Não há previsão de chuva para estas regiões. O sol e o tempo seco predominam também na Grande São Paulo no primeiro domingo do outono.

Confira a previsão para a cidade de São Paulo.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

25°
max

0mm / 0%