Mais chuva no BR até o começo de abril

24/03/2017 às 17:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise para 15 dias

A primeira frente fria do outono, que começou às 7h29 de 20 de março, veio forte e fez com que os ventos frescos de origem polar chegassem ao Espírito Santo e ao sul da Bahia. Mas até o fim de março não há previsão de novas frentes frias com força para chegar ao Sudeste. As frentes frias vão passar chegar só ao Uruguai ou no máximo ao litoral do Rio Grande do Sul afastando-se rapidamente para alto-mar. Mas um pouco do ar polar destas frentes frias entra no Sul do Brasil causando queda da temperatura suave. A presença do ar polar vai reduzir as condições para chuva no Sul.

No começo de abril, entre os dias 2 e 4, uma frente fria deve ter força para influenciar parte do Centro-Oeste e do Sudeste e vai estimular o aumento da chuva nestas Regiões. A chuva deve chegar ao norte de Minas Gerais e ao Espírito Santo.

A circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer a manutenção de áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil. A Bahia volta a ser privilegiada com chuva. Estados como Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal terão mais chuva nos próximos 15 dias.

Confira a análise de como deve ser a distribuição da chuva sobre o Brasil até o dia 8 de abril de 2017.