Salvador registra madrugada mais quente do ano

29/03/2017 às 15:15
por Maria Clara Machado

Atualizado 29/03/2017 às 18:32

Oferecimento
Bahia com chuva forte nos próximos dias

Salvador tem madrugada mais quente do ano

A madrugada de 29 de março foi a mais quente do ano até agora em Salvador, capital da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma tem mínima de 25,7°C. O recorde anterior de maior temperatura este ano era 25,3°C em 8 de fevereiro.

Com a chuva volumosa esperada para os próximos dias, é possível que tenhamos novos recordes de menor temperatura do ano e até de tarde mais fresca do ano.

 

Previsão de chuva forte

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o estado da Bahia e a chuva já retornou com força em diversas áreas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Deastres Naturais (CEMADEN) registrou grandes acumulados nas últimas 24 horas, especialmente em cidades do sul baiano. 

Maiores acumulados em 24 horas 
Entre às 14h30 desta terça (28) e às 14h30 desta quarta-feira (30), o volume de chuva atingiu 84 mm em Itapetinga e 83 mm em Itarantim. O município de Itambé registrou 79,6 mm, Vitória da Conquista 77,93mm e a estação de Trancoso em Porto Seguro acumulou 74,45 mm. Todos os dados são do CEMADEN. Em várias outras localidades os acumulados passaram de 30 mm. 

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também registrou chuva volumosa em Vitória da Conquista com 80,8 mm entre às 9 horas de terça e às 9 horas desta quarta. A cidade ficou entre os dez maiores volume de chuva do Brasil.  


Mais chuva forte nos próximos dias

A previsão ainda é de muita chuva sobre a Bahia nos próximos dias e a chuva também tende a aumentar por outras áreas do Nordeste. Salvador entra numa situação de perigo a partir desta quinta-feira (30). A instabilidade vai se intensificar sobre a capital e há risco de chuva forte e volumosa, com potencial para causar alagamentos e deslizamentos de terra.

O mapa dos volumes estimados para os próximos dias continua indicando valores acima de 100 mm para muitas áreas do interior e do litoral da Bahia até o dia 3 de abril. Uma boa notícia para as áreas muito secas, que sofrem com a estiagem prolongada e estão necessitando de chuva volumosa.  

Os volumes de chuva também tendem a aumentar pelo interior de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. O Piauí e do Maranhão terão um aumento da chuva especialmente na parte centro-sul da região. Confira:

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a previsão de chuva forte sobre o Nordeste nestes últimos dias de março e início de abril. Veja: 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

31°
max

10mm / 67%

Salvador - BA

26°
min

29°
max

35mm / 90%