Frio abaixo de 10°C no Sul e no Sudeste

30/03/2017 às 07:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capitais podem bater recode até domingo

Frio nesta madrugada

A madrugada desta quinta-feira(30) começou fria em diversas localidades do Sul e do Sudeste do Brasil. Confira na tabela abaixo as menores temperaturas registradas pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET)

 

 

Ar polar forte

Uma grande e forte massa de ar de origem polar avançou sobre o Atlântico Sul no começo da semana e o ar frio permanecia forte sobre o mar na quarta-feira, 29 de março, desde a região de Buenos Aires, na Argentina, até o Espírito Santo. Na carta meteorológica analisada pela Marinha do Brasil, o centro da alta pressão atmosférica associada a esta massa polar era de 1034 hPa, na costa do Uruguai, um valor bastante elevado para a esta época do ano.

 

 

 

 

É a presença desse ar polar que tem causando queda da temperatura dia a dia no centro-sul do Brasil.

 A madrugada da quarta-feira, 29 de março foi fria em várias áreas do Sul e do Sudeste do Brasil. Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas na madrugada desta, na região serrana de Santa Catarina e em torno dos 10°C no Sul de Minas Gerais e até em locais da região serrana do estado do Rio De Janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no país foi de 5,7°C em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, um dos valores mais baixos no país este ano, até agora.

A temperatura pode baixar ainda mais até o domingo, 2 de abril, pois esta grande massa de ar polar vai continuar influenciando o centro-sul do país. Os termômetros podem marcar menos do que 10°C nas cidades da Mantiqueira.

Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte são algumas capitais com grande chance de registrar novo recorde de menor temperatura do ano.

 

 

 

 

A parte mais intensa do ar polar fica sobre o mar, mas como este sistema de muita pressão, provoca ventos moderados e constantes que espalham o ar frio pelo interior do Sul e do Sudeste, e de forma suavizada, até em algumas áreas do Centro-Oeste.

Por isso, pelo menos até o próximo domingo, as madrugadas também podem ficar ligeiramente frias no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e em Mato Grosso o Sul.

 

A próxima frente fria a avançar sobre o Brasil está prevista para 6 ou 7 e abril e também vem com uma massa polar moderada a forte.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%