Sul ainda terá chuva forte

06/04/2017 às 17:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
RS fica em alerta

A frente fria que provocou chuva forte nos três estados da Região Sul avançou para o Sudeste. As nuvens carregadas se afastaram de quase todo o Sul e nesta quinta-feira apenas o leste do Paraná ainda teve chuva moderada a forte. Choveu quase 43 mm em Castro entre 12h e 16h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o Sul do Brasil ainda não está livre de temporais nos próximos dias e o Rio Grande do Sul volta a entrar em alerta.

 

Sexta com pouca chuva

Não há previsão de temporais para esta sexta-feira sobre Sul do Brasil, mas a faixa litorânea, o vale do Itajaí e a Grande Curitiba passam o dia com muitas e chuva ocasional, de fraca a no máximo com moderada intensidade. Pancadas de chuva com raios ainda podem ocorrer à tarde em áreas do interior de Santa Catarina e do Paraná.

Praticamente todo o Rio Grande do Sul tem uma sexta-feira com sol. O ar polar deixa o amanhecer frio. Nesta quinta-feira, a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai registrou 10,1°C de temperatura mínima. Esta foi a menor temperatura no Brasil.

 

Veja o mapa da chuva e do sol no Sul do BR nos próximos dias

 

 

 

 

Alerta para o Rio Grande do Sul

A preocupação com temporais no Sul do Brasil volta no fim de semana, mas especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas voltam a crescer entre o Paraguai e o norte da Argentina e se espalham durante o fim de semana sobre a Região Sul, mas a maior quantidade destas nuvens vai passar sobre o Rio Grande do Sul e por isso os maiores volumes de chuva são esperados para este estado. 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sul do Brasil para os próximos 5 dias. Os tons de verde representam volumes acumulados acima de 100 mm neste período.

 

 

 

 

A população gaúcha deve ficar atenta, pois a chuva volta forte e com potencial para causar estragos como alagamentos repentinos. Além disso, há risco de ventania no fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul.

Durante o dia 4 de abril, na recente passagem de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mais de 100 mm acumulados em 24h em Santa Rosa (RS), Santo Augusto (RS).

 

Você pode saber mais sobre a previsão do tempo aqui:

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%