Chuva moderada sobre a Grande SP

07/04/2017 às 00:47
por Josélia Pegorim

Atualizado 07/04/2017 às 23:18

Oferecimento
Em 24h choveu mais do que média para abril

Áreas de instabilidade que estão sobre São Paulo ainda provocam chuva sobre a Grande São Paulo. Entre 12h e 13h voltou a chover com moderada a forte intensidade em bairros da zona norte da capital e em municípios ao norte da Grande São Paulo.

 

 

Radar registra chuva

Os radares Climantempo- USP detectaram a chuva moderada a forte na porção norte da Grande São Paulo. 

 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12,8 mm de chuva no Mirante de Santana (zona norte da capital) neste período. O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 18,2 mm em Atibaia (Guaxinduva) entre 13h e 14h e 17,6 mm em Mariporã (Vila Nova Juqueri).

Ainda há condições para chuva moderada no decorrer da tarde na Grande São Paulo e em outros locais do interior e do litoral. Não há mais expectativa de chover forte sobre a Grande São Paulo no decorrer desta sexta-feira, como aconteceu entre a noite de quinta, 6, e a madrugada de hoje. 

 

Acumulados de chuva

Em várias áreas de cidade de São Paulo e sobre municípios do Grande ABCD choveu em 24h mais de 100 mm, que é mais do que a média de chuva normal para todo o mês de abril. Pelo histórico de medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para abril é de aproximadamente 80 mm.  No Mirante de Santana (zona norte da capital), onde o INMET faz medição meteorológica desde os anos 1940, choveu 82,1 mm entre 9h do dia 6 e 9h do dia 7 de abril. A cidade de Barueri, na Grande São Paulo, também registrou 80,0 mm. Estes foram os maiores volumes de chuva registrados no Brasil pelo INMET neste período de 24h.  

 

 

 

 

 Confira alguns volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e  o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) e pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) na capital e Grande ABC:

 

Mirante de Santana - capital paulista (INMET): 75 mm entre 22h da quinta-feira até 4h da sexta-feira.

Mauá: 113,3 mm entre 22h da quinta-feira até 1h da sexta-feira (fonte: CEMADEN)

Santo André: 106,0 mm entre 22h da quinta-feira até 3h da sexta-feira (fonte: CEMADEN)

Ribeirão Pires: 95,0 mm entre 22h da quinta-feira até 2h da sexta-feira (fonte: CEMADEN)

Rio Grande da Serra: 70,0 mm entre 22h da quinta-feira até 1h da sexta-feira (fonte: CEMADEN)

 

 

 

   

Onde chove hoje?

Áreas de instabilidade ainda estão sobre o estado de São Paulo e no decorrer desta sexta-feira ainda podem provocar chuva em todas as regiões do estado. Porém, a chuva mais intensa já ocorreu na madrugada. A chuva no restante do dia será em geral fraca a no máximo de moderada intensidade, inclusive sobre a Grande São Paulo.

 

 

 

 

Muitas nuvens

A Grande São Paulo, o litoral, o centro-norte, sul e o leste do estado passam a sexta-feira com muitas nuvens. Pode ocorrer mormaço e rápidas aparições do sol. A chuva pode acontecer a qualquer hora, mas sem temporal. Chove com fraca a no máximo moderada intensidade. Já para no oeste e no noroeste do estado, o sol deve aparecer logo pela manhã e só há previsão para pancadas de chuva à tarde.

 

Veja como as nuvens se movimentam sobre SP

 

 

 

 

Fim de semana

As áreas de instabilidade enfraquecem já no sábado e o fim de semana será com mais sol em quase todo estado de São Paulo. A temperatura sobe e pancadas de chuva a partir da tarde. O litoral, a Grande São Paulo e o sul do estado terão alguns períodos com sol, mas muitas nuvens durante todo o fim de semana e risco de chuva fraca a qualquer hora.

 

 

Balanço parcial da chuva de 6/4/17

A chuva veio com muita força sobre a Grande São Paulo no fim da noite de quinta-feira, 6 de abril. Em várias áreas da cidade os volumes que caíram entre 22h e 23h em geral superaram toda a chuva acumulada em 24h, entre 21h da quarta e 21h da quinta. Confira os volumes de chuva registrados pelo CGE.

 

 

 

A quantidade de água acumulada em apenas 2 horas sobre a cidade de São Paulo foi muito elevada para um dia de abril. Para a cidade de São Paulo, a média de chuva fica em torno dos 70 mm. Em algumas áreas da capital choveu entre 22h e a meia-noite do dia 6 de abril praticamente a média de chuva normal para todo o mês. Entre 23h e meia-noite, pelas medições do CGE, choveu mais de 40 mm em vários pontos da cidade.

 

 

 

 

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo -USP

 

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais -

registrou, em média, de 30 mm a 50 mm em 1 hora em várias áreas do Grande ABC, entre 22h e 23h:

Rio Grande da Serra (Centro): 50,1 mm

Ribeirão Pires (Vila Mortari): 48,6 mm

Mauá (Jardim Capuava): 47,8 mm

Santo André (Parque das Nações): 44,1

Diadema (Taboão): 30,1 mm

 

 

Transbordamento de córregos

A chuva forte e concentrada em pouco tempo fez com que alguns córregos transbordassem ou chegassem ao limite de emergência. Segundo o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, o córrego Ipiranga (Praça Leonor Kaupa - Zona Sudeste) transbordou às 23h05. O rio Verde (rua Cunha Porã) transbordou às 23h35.

 

Alagamentos

Até às 23h50, o CGE havia registrado 7 pontos de alagamento na cidade de São Paulo, todos intransitáveis.

 

Interior e litoral

A chuva caiu forte também em áreas do interior e do litoral do estado de São Paulo. Confira alguns volumes de chuva acumulados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Veja como vai ficar o tempo em SP nos próximos dias

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%