Alerta de temporais em MS

10/04/2017 às 16:31
por Angela Ruiz

Oferecimento
Frente fria influência o tempo no estado

O Mato Grosso do Sul está em alerta para temporais. Áreas de instabilidade de uma frente fria já chegaram ao sul do estado e na região do Pantanal e já mudou o tempo nestas localidades. Para se ter uma ideia, no último domingo (09), às 11hs da manhã a temperatura em Porto Murtinho era de 32°C e nesta segunda-feira (10), no mesmo horário, a temperatura era de 22°C, segundo o Inmet.

 

Frente fria ajuda a intensificar a instabilidade 

 

A instabilidade vai se intensificar gerando nuvens bastante carregadas que entram pela madrugada, especial em Ponta Porã e Dourados. Os temporais estão previstos na tarde e noite desta segunda-feira (10) em quase todo o Mato Grosso do Sul, com exceção do norte do estado que segue com tempo firme.

 

 

Nesta terça-feira (11), a frente fria avança pelo sul de Mato Grosso do Sul e favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o estado. A previsão é de chuva generalizada. No sul de do estado, a chuva em forma de tempestades começa cedo. Nas demais áreas, do estado, pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos do dia.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Mato Grosso do Sul no período de 11 a 15/04. Os tons em laranja e amarelo representam volumes estimados de chuva.

 

 

O leste de Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás não vão sofrer a influência da frente fria. O ar seco que predomina nestas localidades inibe a formação de nuvens de chuva. Nesta terça-feira (11), o sol predomina e o alerta é para baixa umidade relativa do ar, no interior goiano.

 

No centro-oeste mato-grossense e em cidades que fazem divisa com Rondônia, o calor e a alta umidade favorecem o crescimento de nuvens e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de raios.