Temporais no RS deixam 200 mm em 24h

10/04/2017 às 08:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Impressionantes volumes de chuva no RS nas fronteiras com a Argentina e com o Uruguai

A chuva voltou a cair com muita força sobre as fronteiras do Rio Grande do Sul com a Argentina e com o Uruguai de ontem para hoje, depois de ter chovido muito no fim de semana. Volumes de chuva acima de 100 mm em 24 horas voltaram a ser observados.

 

Acumulados em 24h

Os volumes de chuva acumulados em 24h impressionam. De acordo com as medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 7h do dia 9 e 7h de 10 de abril foram acumulados:

 
202,2 mm em Quaraí
175,7 mm em São Borja
164,6 mm em Santana do Livramento
140 mm em Uruguaiana

 

 

 

300 mm em 10 dias

Por causa da chuva muito volumosa do fim de semana, a região de São Borja já acumulou cerca de 270 mm de chuva em apenas 10 dias e em Uruguaiana já choveu 200 mm. Em Santa Rosa choveu 300 mm. Todos estes valores são bastante superiores ao volume médio histórico para o mês de abril.

 

Baixa pressão atmosférica e mais chuva

A chuvarada do fim de semana  foi prevista e foi provocada pelas nuvens carregadas geradas por um forte sistema baixa pressão provocaram que se intensificou sobre o norte da Argentina e se deslocou no fim de semana para a região do Uruguai e da província de Buenos Aires.

Hoje, estes sistema de baixa pressão atmosférica ainda provoca chuva sobre o Rio Grande do Sul e pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais do estado. Também podem ocorrer fortes pancadas em Santa Catarina e no interior do Paraná.

Além da chuva intensa, há risco de fortes rajadas de vento  que podem alcançar velocidades entre 60km/h e 90km/h.