Chuva e temperatura batem recorde no Centro-Oeste

21/04/2017 às 12:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/04/2017 às 20:21

Oferecimento
Campo Grande tem madrugada mais fria do ano

A madrugada de 21 de abril foi a mais fria do ano até agora em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Goiânia registrou seu maior volume de chuva em 24h deste ano.

 

Chuva volumosa e ar polar

A combinação de chuva volumosa e a entrada de ar polar causaram uma forte queda da temperatura em Mato Grosso do Sul. A capital, Campo Grande, registrou sua temperatura mais baixa deste ano na madrugada de 21 de abril, depois de ter tido a tarde mais fria do ano. A temperatura mínim foi de 13,9°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Por volta das 10 horas local (11 horas em Brasília), a temperatura no aeroporto de Campo Grande era de apenas 17°C.

Baixas temperaturas também foram observadas em outros locais de Mato Grosso do Sul. Confira na tabela.

 

 

 

 

Mais frio

O ar polar continua sobre o Mato Grosso do Sul na madrugada deste sábado, 22, e a previsão é de que a temperatura baixe um pouco mais em todas as áreas do estado. Pode esfriar mais também em Campo Grande e há possibilidade de novo recorde de frio para este ano. A tendência é de elevação da temperatura no domingo.

 

Recorde de frio em Cuiabá

Chuva e muita nebulosidade também reduziram a temperatura em Cuiabá. A madrugada de 21 de abril foi mais fresca do ano até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 20,0°C na medição convencional. O recorde anterior era 20,9°C no dia 19 de março. Na medição automática, a temperatura mínima foi de 19,8°C, porém, para comprovação de recorde vale a medida feita no modo convencional, por uma pessoa, para dar continuidade a longa série de medições já existente. A estação meteorológica de medição convencional de Cuiabá registra informações meteorológicas desde 1 de janeiro de 1911. Já estação automática faz medições desde 7 de dezembro de 2002.

 

 

Chuva forte de presente para Brasília no aniversário de 57 anos

 

Maior chuva em 24h do ano em Goiânia

As grandes de fortes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste do Brasil provocaram chuva forte e volumosa em várias áreas de Goiás entre os dias 20 e 21 de abril de 2017. Em Goiânia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 78,2 mm entre 9 horas do dia 20 e 9 horas do dia 21. Foi o maior volume de chuva em 24 horas sobre Goiânia este ano. Em 24 horas choveu o equivalente a 65% da média de chuva normal para abril em Goiânia. O total acumulado em 21 dias foi de 111 mm.

 

Mais chuva

Grandes áreas de instabilidade se espalharam sobre a Região Centro-Oeste por causa de um forte sistema de baixa pressão atmosférica que avança do Paraguai para o centro-sul do Brasil. As nuvens carregadas continuam sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal neste sábado e provocam mais chuva. Pode chover com moderada a forte intensidade inclusive sobre Goiânia. As áreas de instabilidade enfraquecem no domingo, o que vai permitir que o sol apareça forte, mas ainda há previsão de pancadas de chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%