SP tem mais chuva nesta sexta-feira

04/05/2017 às 15:32
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/05/2017 às 00:07

Oferecimento
Há risco de raios

Áreas de instabilidade avançaram do Paraná e de Mato Grosso do Sul para São Paulo. Nuvens carregadas se espalharam sobre o estado na quinta-feira, 4, trazendo fortes pancadas de chuva para várias regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo.  

 

 

Mais chuva nesta sexta

O tempo fica mais instável nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade ficam sobre São Paulo o dia todo e provocam pancadas de chuva com raios em todas as regiões paulistas. A chuva não será generalizada e nem se prolonga por muito tempo, mas pode ocorrer a qualquer hora. Há condições para chuva já pela manhã inclusive na região da Grande São Paulo.

 

Cavado avança sobre SP

As áreas de instabilidade que avançam sobre São Paulo foram geradas por um cavado, que é uma circulação de ventos no sentido horário que acontece em vários níveis da atmosfera. A presença desta circulação força a concentração de umidade e facilita a formação de grandes nuvens. Os cavados podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer dia do ano, mas não trazem o ar polar como as frentes frias.

Veja o que acontece com este cavado nos próximos dias

  

 

 

 

Fim de semana

O cavado se desloca no fim de semana e se afasta de São Paulo. Assim, as áreas carregadas também saem do estado. O primeiro fim de semana de maio será com predomínio de sol e tempo seco no interior paulista. A Grande São Paulo também terá períodos com som, mas com muita nebulosidade. O litoral pode ter chuva fraca e também ficará com muitas nuvens.

 

Confira como fica o tempo em SP nos próximos 5 dias

 

A passagem de um cavado não faz o ar esfriar como uma frente fria. No fim de semana, a temperatura fica amena na Grande São Paulo e pelo litoral por causa do excesso de nuvens e pouco sol. Mas nas outras regiões, a temperatura fica amena à noite e a tarde será até um pouco quente.

 

 

Informações sobre a chuva de 4/5/17

A chuva se espalhou forte sobre muitas áreas da capital e Grande São Paulo entre 22h e 23h da quinta-feira, 4 de maio. Entre 23h40 e 23h40, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 29 mm de chuva na avenida Tucuruvi, na zona norte da cidade de São Paulo e 18 mm no Parque Morumbi, na zona oeste, 15 mm no Parque Assunção, em Taboão da Serra e quase 11 mm na Vila Constância, em São Paulo.

A chuva caiu forte na região do aeroporto de Congonhas e reduziu a visibilidade. O aeroporto internacional em Guarulhos registrava chuva e raios às 23h30.

 

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

 

Chuva avança sobre a Grande SP

Depois de passar pela região de Campinas e de Sorocaba, áreas de chuva moderada a forte passam sobre a Grande São Paulo na noite desta quinta-feira. 

A chuva se espalha sobre a Grande São Paulo e também atinge a Baixada Santista até o fim da noite avançando na madrugada para o vale do Paraíba e litoral norte. 

 

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

Chuva forte passa por Campinas e chega a Grande SP

Áreas de chuva moderada a forte avançam do centro e do sul de São Paulo e alcançam a região de Campinas, de Sorocaba e da Grande São Paulo na noite desta quinta-feira.  Na imagem das 20h44 de 4/5/17 do radar meteorológico de São Roque, operado pela Aeronáutica,  mostra que as manchas vermelhas representam chuva moderada a forte e já atingiam a região de Campinas.  Os radares Climatempo-USP detectavam chuva entre Itapevi e Cotia às 21h10. 

 

 

 

  

 

Compare com a imagem das 18h20 de 4/5/17  e veja o deslocamento.

 

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

 

Pela medição do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), entre 19h50 e 20h50 choveu cerca de 16 mm em Americana (Etec. Polivalente de Americana), 14 mm em Sumaré (Jardim Basilicata), quase 15 mm em Salto de Pirapora (Sabesp), aproximadamente 13 mm em Sorocaba (Parque São Bento), em Boituva ( Jardim Amélia) e em Nova Odessa (Centro, 12 mm em Iperó (Centro).

 

A chuva se espalhava pelo oeste e sudoeste de São Paulo no começo da tarde desta sexta-feira. Em Ourinhos, choveu quase 6 mm entre 13h e 14h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%