Paraná tem mais pancadas de chuva nesta sexta

04/05/2017 às 18:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/05/2017 às 18:45

Oferecimento
Veja como fica o tempo no Sul do BR

Nuvens carregadas ainda passam sobre o Paraná nesta sexta-feira e provocam mais pancadas de chuva.

 

 

Áreas de instabilidade cresceram entre o Paraguai e o norte da Argentina e avançaram sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas especialmente sobre Santa Catarina e sobre o Paraná.

Nesta sexta-feira, estas áreas de instabilidade ficam concentradas sobre o Paraná e provocam varias pancadas de chuva por todo o estado. Há risco de raios e pode chover várias vezes e algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas não há expectativa de chuva generalizada. A região da Grande Curitiba também pode ter chuva moderada a forte e raios

 

 

 

 

Instabilidade de cavado

As nuvens carregadas que passam sobre o Paraná estão associadas ao deslocamento de um cavado atmosférico. Um cavado é uma circulação de ventos no sentido horário que acontece em vários níveis da atmosfera. A presença desta circulação força a concentração de umidade e facilita a formação de grandes nuvens. Os cavados podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer dia do ano, mas não trazem o ar polar como as frentes frias.

Veja o que acontece com este cavado nos próximos dias

 

 

 

 

Santa Catarina também tem chuva

As áreas de instabilidade deixam muitas nuvens sobre Santa Catarina nesta sexta-feira, mas nem todas as regiões do estado terão chuva. O tempo fica instável entre Florianópolis, o litoral norte catarinense e o vale do Itajaí. Nestas áreas, chove várias vezes e pode chover com moderada intensidade.

 

Rio Grande do Sul

A nebulosidade mais carregada não atinge o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Não há previsão de chuva e o tempo seco predomina no estado. O sol aparece forte quase o dia todo, mas algumas áreas podem ter nevoeiro no início da manhã.

 

Veja como fica chuva no Brasil até o dia 18 de maio

 

Fim de semana

As áreas de instabilidade se afastam completamente da Região Sul do Brasil a partir do sábado. A nebulosidade diminui e não há previsão de chuva. Mas uma nova frente fria começa a influenciar o Rio Grande do Sul já na segunda-feira. Veja as mudanças no tempo que ocorrem no Sul do Brasil nos próximos dias.

 

 

 

 

Muita chuva em Maringá

As áreas de instabilidade que avançaram do Paraguai para o Sul do Brasil entre os dias 3 e 4 de maio provocaram chuva moderada a forte em várias regiões do Paraná. A chuva mais intensa ocorreu na região de Maringá. Em 12 horas choveu 52,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Entre 5h e 16h foram várias pancadas com moderada a forte intensidade.

Confira quanto choveu em outros locais do Paraná entre 16h do dia 3 e 16h de 4 de maio de 2017, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

18°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

14°
max

2mm / 20%