Brasília terá mais chuva nos próximos dias

18/05/2017 às 16:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade no CO continua acima no normal para maio

A umidade de maio de 2017 surpreende e alegra muitos brasilienses. Em uma tarde caiu quase toda a chuva normal para maio.

 

 

Maior chuva em 24h em maio em 23 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,8 mm entre 9h do dia 17 e 9h do dia 18 de maio, mas praticamente toda a chuva caiu em 3 horas, no começo da noite do dia 17 de maio. Foi a maior chuva em 24 horas em maio em 23 anos, desde 1994.

O céu de Brasília se encheu de nuvens carregadas e escuras no início daquela noite indicando o que poderia vir em breve, depois de uma tarde com calor de 29°C. Na região do aeroporto internacional de Brasília, a chuva forte veio com rajadas de vento de 64 km/h e se prolongou até o começo da madrugada desta quinta-feira, 19h. 

 

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Mas por que esta chuva de Brasília merece destaque? Porque caiu em pleno mês de maio, quando normalmente chove muito pouco. A média de chuva para maio é de aproximadamente 40 mm. Assim, em poucas horas da tarde de 17 de maio de 2017 caiu quase toda a chuva normal para um mês de maio. Foi a maior chuva em 24 horas em maio em 23 anos, desde 1994. Entre 20 e 21 de maio de 1994 choveu 52,6 mm, pelo que conta no banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Luziânia (GO): chuva de 1 mês em 1 hora

Temporal como o da tarde do dia 17 é raro em Brasília em um dia de maio. Seria normal se tivesse caído em qualquer dia entre os meses de setembro a abril. Além do Distrito Federal, fortes pancadas de chuva foram observadas desde o início da semana em vários locais de Goiás. Também na tarde de 17 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45,4 mm em Luziânia em apenas 1 hora, mais do que a média de chuva normal para maio, que é de aproximadamente 35 mm!

 

Mais chuva para o DF e GO

Os próximos dias poderão dar um pouco mais de chuva para a região do Distrito Federal e para Goiás. Até a próxima terça-feira, 22 de maio, o ar continua mais úmido do que o normal para esta época e há previsão de mais pancadas de chuva. A chuva não será generalizada e bem prolongada, mas pode cair forte em algumas horas nestes próximos dias.

A chuva de maio não reverte a grave crise hídrica pela qual passa a região de Brasília, mas o mês deve terminar com um volume de chuva um pouco acima da média.

 

Confira como fica a previsão para a Região Centro-Oeste

 

Mato Grosso

Calor, sol e pancadas de chuva com raios também são esperados para Cuiabá e para muitas áreas de Mato Grosso nos próximos dias. Pode chover forte. No sábado, o risco de chuva forte é maior no sul de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, por causa da passagem de uma frente fria. A temperatura cai.

 

Análise da chuva  no BR até o fim de maio

  

Alerta para muita chuva em Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul fica em alerta para muita chuva até o domingo. Até lá, várias áreas de instabilidade de forte intensidade passam sobre o estado com potencial para temporais. Há risco de chuva forte também sobre Campo Grande. Até o dia 23 de maio, várias áreas de Mato Grosso do Sul poderão acumular de 100 a 200 mm de chuva, o que representa mais chuva do que a média normal para o mês de maio.

O ar polar entra em Mato Grosso durante o sábado e esfria em todo o estado.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%