Frio intenso à vista

19/05/2017 às 16:45
por Josélia Pegorim

O período mais frio de 2017 até agora ocorreu entre os dias 27 e 30 de abril, quando a Região Sul teve temperaturas abaixo de zero e geada. Mas já tem frio intenso à vista novamente. 

 

 

 

A menor temperatura no Brasil em 2017 até agora foi 4,9°C abaixo de zero em Bom Jardim da Serra (SC), no dia 28 de abril. Muita gente deseja mais frio e pergunta quando novas ondas de frio intenso passarão sobre o Brasil no outono de 2017. Falta cerca de um mês para o solstício de inverno no Hemisfério Sul, que vai ocorrer no dia 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasília. 

Até o começo de junho, três massas polares vão passar pelo Brasil, com diferentes intensidades. A primeira provoca frio moderado entre os dias 20 e 22 de maio, mas a sua atuação será basicamente sobre o Sul do Brasil. As duas outras massas polares passam pelo país nos últimos dias de maio, após o dia 27, e nos primeiros dias de junho de 2017. As duas serão fortes, com potencial para provocar frio intenso e temperaturas abaixo de zero na Região Sul e também para fazer com o termômetro fique abaixo dos 10°C e gear em algumas áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além disso, a virada de maio para junho deve ser com friagem moderada a forte em áreas de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Confira a estimativa inicial do frio até o início de junho de 2017

 

 

 

 

Veja alguns eventos especiais esperados para a virada de maio para junho.

 

Temperatura abaixo de zero no Sul

Há grande probabilidade de que a temperatura fique abaixo de zero em muitas áreas do Sul com as massas polares do fim de maio e do começo de junho.

 

Geada forte no Sul

Há risco de geada forte e ampla no Sul com as massas polares do fim de maio e do começo de junho.

 

Geada no norte do PR, em MS e em SP

Há possibilidade de gear no norte do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo na passagem das massas polares do fim de maio e do começo de junho. Há possibilidade de gear em Curitiba.

 

São Paulo com 10°C

A temperatura pode chegar aos 10°C em São Paulo durante a passagem da massa polar do fim de maio e/ou do começo de junho. A possibilidade de menos de 10°C é maior no início de junho.

 

Friagem em MT, RO, AC e sul do AM

Há possibilidade de friagem moderada a forte com as massas polares do fim de maio e do começo de junho.

 

Frio em GO, DF, MG, RJ E ES

A maior chance de uma queda de temperatura acentuada na região das capitais Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória será com as massas polares do fim de maio e do começo de junho.

 

Pode nevar?

Quando pensamos frio, em ar polar, a grande pergunta é há possibilidade nevar no Brasil. Confira o comentário do meteorologista Alexandre Nascimento, um dos especialistas em análise climática da Climatempo.

 

 

 

 

Geada em Urupema (SC) em maio de 2016

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    16/07
  • Nova
    23/07
  • Crescente
    30/06
  • Cheia
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03