Chuva muito volumosa no Rio de Grande do Sul

23/05/2017 às 23:27
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/05/2017 às 23:29

Oferecimento
Nova frente fria prevista para o fim da semana

Voltou a chover muito forte sobre o Rio Grande do Sul. Alguns locais no oeste do estado acumularam mais de 100 mm em 24h. O tempo fica muito instável até o fim da semana.

 

 

Os temporais voltaram a ocorrer no oeste gaúcho na noite da terça-feira, 23 de maio. Entre 17h e 20h choveu quase 84 mm em Santa Rosa, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o acumulado de 24h, entre 20h do dia 22 e 20h de 23 de maio chegava a 119,0 mm. No mesmo período choveu 107,8 mm em Santo Augusto, 58,2 mm em São Luiz Gonzaga e 51,8 mm em Palmeira das Missões.

 

 

 

As áreas de instabilidade vieram da região entre o norte da Argentina e o Paraguai, onde está ocorrendo uma acentuada queda da pressão atmosférica. É esta queda da pressão do ar que estimula a formação de nuvens muito carregadas e que se deslocam para a Região Sul do Brasil.

Nesta quarta-feira, as nuvens de chuva forte devem se concentrar entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, cobrindo todo o estado de Santa Catarina. Pode chover forte também na Grande Florianópolis. A região de Curitiba só deve ter pancadas de chuva a partir da tarde, mas fica com muita nebulosidade desde cedo. Em Porto Alegre, a chuva diminui no decorrer da tarde.

 

Frente fria

Uma frente fria, com forte intensidade, vai chegar ao Rio Grande do Sul nesta próxima quinta-feira e deve provocar muita chuva por todo o estado até a sexta-feira. A chuva desta frente fria começa a atingir Santa Catarina e o oeste do Paraná durante a sexta-feira. No fim de semana, as nuvens carregadas ficam espalhadas por praticamente toda a Região Sul.

 

 

Volumes de chuva

A situação é de alerta até o domingo para o Sul do Brasil. A estimativa do volume de chuva feita por supercomputadores indica acumulados acima de 150 mm em 5 dias especialmente para o Rio Grande do Sul. Com esta grande quantidade de chuva, não se pode descartar a chance de transbordamento de rios até o fim da semana.

 

 

 

 

Frio

Após a chuva desta frente fria, uma massa de ar frio de origem polar esfria o Sul do Brasil no fim de semana, mas não há previsão de geada pelo menos até o domingo.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%