Uma lua crescente muito especial

25/05/2017 às 17:10
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/05/2017 às 21:47

Oferecimento
Rio de Janeiro teve bela visão

Olhos para o céu, mas não para ver as nuvens, mas para apreciar a Lua. Não será a Lua cheia, mas uma delicada e fina faixa da Lua iluminada que será o início da fase crescente da Lua.

A Lua crescente acontece todos os meses, mas o início da fase crescente dos dias 26 e 27 de maio de 2017 será especial porque acontece logo depois da superlua nova.

 

 

O que é a superlua?

A menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra é chamada de perigeu lunar. A maior distância entre o centro da Terra e o centro da Lua é chamada de apogeu lunar.

Quando a hora da Lua cheia (100% do disco lunar iluminado) ou da Lua nova (0% do disco lunar iluminado) acontece próxima da hora do perigeu, então dizemos que a Lua é uma superlua. Nesta situação, a Lua tem um tamanho aparente maior do que normalmente. Uma superlua pode ocorrer na Lua cheia ou na Lua nova. O perigeu e o apogeu acontecem uma vez por ano.

 

 

Uma lua crescente especial

Ao anoitecer dos dias 26 e 27 de maio, será possível apreciar uma fina faixa de lua crescente, um fiapo de lua iluminado. Esse início da Lua crescente será especial porque vai ocorrer pouco depois de uma superlua nova.

 

 

 

 

Veja a explicação do professo Marcos Calil, do Momento Astronômico, o canal de Astronomia da Climatempo.

 

"Na noite de 25 de maio de 2017, às 22h20min acontece a menor distância entre Terra-Lua, com 357207 km de distância entre o centro da Terra e o centro da Lua. Poucas horas antes, às 16h44min, teremos a Lua na fase nova, com 0% do seu disco iluminado. Isso significa que teremos a superlua na fase nova. Apesar de NÃO podermos observar esse momento, vale contemplar o ocaso (Lua se pondo no horizonte) da Lua nos dias 26 e 27 de maio, poucos instantes antes do por do do Sol, no horizonte oeste. Vale saber que o termo superlua não é definido pela União Astronômica Internacional, mas o fato estimula a bela contemplação da Lua no anoitecer de 26 e 27 de maio, mesmo essas noites não sendo de superlua".

 

 As fotos a seguir foram feitas no anoitecer de 26/05/2017, às 18:00 . Este é o fino crescente lunar do primeiro dia após a superlua nova. O disco lunar estava apenas 1,7% iluminado e com 33,4 ' de arco, um diâmetro raramente atingido. 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Bom tempo para ver os astros

As condições meteorológicas nos próximos são bastante favoráveis para apreciar e fotografar os astros em quase todo o Brasil. A grande massa de ar seco que se intensificou sobre o país nos últimos dias reduz a nebulosidade e as condições para chuva sobre por quase todo o Sudeste e Centro-Oeste e também em muitas áreas do Nordeste e do Norte. O tempo seco e com pouca nebulosidade é o ideal para a observação astronômica. O Sul do Brasil terá muita nebulosidade e chuva por causa da passagem de uma frente fria.