Umidade do ar em queda no Centro-Oeste

25/05/2017 às 16:31
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Serão vários dias de tempo seco até a próxima frente fria

A intensificação de uma grande massa de ar seco sobre a Região Centro-Oeste do Brasil vem determinando dias mais ensolarados e com pouca chuva. Ainda serão vários dias de tempo seco até a próxima frente fria conseguir avançar sobre a Região

 

Umidade do ar em queda 

Nesta sexta-feira (26), algumas áreas de instabilidade avançam do Paraguai para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e conseguem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes entre à tarde e a noite. A chuva que ocorrer será em pequenas áreas. Assim, como Mato Grosso, que também pode ter algumas pancadas de chuva localizadas no norte e oeste do estado. 

 

Embora exista a previsão de algumas pancadas de chuva, a maior parte do Centro-Oeste vai continuar com sol forte e sem chuva nesta sexta e durante o fim de semana. Toda a Região terá calor e os níveis de umidade relativa do ar entram em queda podendo atingir valores críticos, desconfortáveis e prejudiciais à saúde humana. 

 

Nos próximos dias, algumas áreas já poderão registrar valores de umidade do ar entre 30% e 21%, entrando em estado de atenção, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).


 

Veja essas dicas: O que fazer para se prevenir das doenças respiratórias 

 

"Essa massa seca, ou sistema de alta pressão atmosférica, está funcionando como um bloqueio ao avanço de frentes frias ao país e deve persistir até meados da semana que vem", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Fique atento! Os meteorologistas ainda alertam para uma forte onda de frio prevista para o início do mês de junho. 

 

Quer uma boa fica para o fim de semana?

Os 10 melhores destinos para praticar o ecoturismo