Frente fria provoca muita chuva no Sul

31/05/2017 às 12:04
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Volumes ultrapassam 100 mm em 24 horas

Uma grande frente fria começa a avançar pelo centro-sul do Brasil e hoje a maior parte da chuva fica concentrada na Região Sul. Nuvens muito carregadas crescem sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e os volumes de chuva foram extremamente elevados nas últimas 24 horas. Os dois estados permanecem em alerta para chuva forte. 

 

O município de Erechim (RS) acumulou 136,4 mm entre às 9 horas de terça (30) e às 9 horas desta quarta-feira (31), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi o maior volume de chuva registrado no Brasil nesse período. Xanxerê (SC) e Joaçaba (SC) acumularam 93,6 mm, São Luiz Gonzaga (RS) 91 mmSanta Rosa (RS) 87 mm, Clevelândia (PR) 47 mm e General Carneiro (PR) 42,6 mm.  

Veja a abaixo a lista das 10 cidades onde mais choveu no Sul do Brasil entre terça e esta quarta-feira:     

 

 

A quarta-feira segue em alerta para mais chuva generalizada e com grandes volumes acumulados especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, inclusive na Grande Porto Alegre e na Grande Florianópolis. Em ambos os estados, permanece o risco de transbordamento dos rios. 

 

A região de Foz do Iguaçu (PR) está com o tempo fechado e a chuva acontece desde cedo. O centro-norte e leste do Paraná, inclusive a Grande Curitiba, podem ter pancadas de chuva de moderada a forte intensidade até a noite. 

 

O vento frio de uma forte massa polar está começando a ser sentido e as temperaturas estão em declínio no Sul. 

 

Vem muito mais frio por aí! 

 Junho ainda começa com áreas de instabilidade e chuva sobre o Sul do Brasil. Ainda chove na manhã desta quinta-feira (1) por várias áreas da Região e só à tarde a chuva vai diminuir. Porém, a região metropolitana de Porto Alegre e de Florianópolis, litoral e serras gaúcha e catarinense ainda terão chuva constante no decorrer desta quinta. As rajadas de vento vão soprar com moderada a forte intensidade e já vai fazer bastante frio na Região Sul. 

 

A sexta-feira (2) e o sábado (2) serão gelados com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C  por diversas áreas do Sul. Há previsão inclusive de geada nas áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no sábado e os termômetros devem fica abaixo dos 5°C. O vento frio vai manter a sensação de frio durante todo o dia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. 

 

Veja no Agroclima: Clima favorece produção de caqui em Arroio do Padre (RS) 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%