Madrugada mais fria do ano no estado de SP

01/06/2017 às 17:40
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/06/2017 às 12:08

Oferecimento
Temperaturas ficaram abaixo dos 10°C

Como vinha sendo previsto desde o começo da semana, o ar polar entrou com muita força no estado de São Paulo na madrugada desta sexta-feira, 2 de junho, e fez a temperatura despencar. O dia amanheceu gelado em todo o estado,  com temperaturas em torno dos 10°C ou abaixo desta marca em muitas regiões do estado.

 

Confira as cinco cidades com as temperaturas mais baixas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia até 7 horas.

 

 

A cidade de São Paulo também teve a madrugada mais fria deste ano até agora, como o esperado. Segundo a medição oficial do INMET, a temperatura mínima foi de 12ºC no Mirante de Santana. O recorde anterior era de 13,4ºC no dia 23 de maio.

 

O estado de São Paulo começou a sentir os efeitos de uma forte massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil. Em Presidente Prudente, no oeste do estado, a temperatura às 16 horas era de 19°C e no mesmo horário da quarta-feira, 31 de maio, era de 26°C, na região do aeroporto local.

 

Na capital, mesmo com o sol, a temperatura nesta quinta-feira não passou dos 21°C. Na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, a sensação térmica já havia baixado para 14°C, às 16 horas. Por causa da chegada desta forte massa de ar polar, a temperatura cair de 6 a 10 graus em 24 horas, na maioria das áreas do estado. A entrada do ar polar e a presença de muita nebulosidade causaram a queda da temperatura.

  

O frio é um do principais causadores do nevoeiro

  

Sol e frio

O frio aumenta, a nebulosidade diminui sobre São Paulo e o sol aparece, mas não dará conta de esquentar o ar polar. Nesta sexta-feira, a sensação será de um pouco de frio mesmo com o sol, mas em lugares fechados, não vai dar para dispensar os casacos. A noite da sexta-feira promete ser gelada como o amanhecer.

 

Fim de semana frio

O fim de semana será típico de outono/inverno no estado de São Paulo, com o predomínio de sol e de tempo seco, mas com temperatura baixa. O ar polar continua sobre o estado de São Paulo durante o fim de semana, mas enfraquece no domingo. Porém, as noites e o amanhecer ainda serão bastante frios. Em algumas áreas do estado, a temperatura na madrugada do sábado pode cair um pouco mais em relação à sexta-feira. Pode gear na serra da Mantiqueira.

 

Para o domingo, a tendência é de elevação da temperatura, de forma geral, com o afastamento do ar polar mais intenso. Porém, o dia ainda amanhece frio.

 

Dica

A frente fria que passou por São Paulo na sexta-feira, 1 de junho, trouxe o frio, mas pouca chuva. A próxima pode trazer a chuva forte de volta. Veja como vai ficar o tempo em São Paulo nos próximos cinco dias. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%