Ranking do frio abaixo de zero no BR

10/06/2017 às 23:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte massa de ar polar influencia o país

Uma forte massa de ar polar chegou ao Brasil e causou frio intenso no sábado, 10 de junho. A temperatura voltou a dia ficar abaixo de zero no Sul do Brasil.

 

 

Esta massa de ar polar é bastante forte, mas não conseguiu vencer a outra forte massa polar que passou pelo país no fim de abril. Qual foi a massa de ar frio polar mais forte até agora? Veja como está o Ranking do Frio no Brasil em 2017.

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017. Ele só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

Sincelo se forma em Urupema (SC)

O frio, o vento e o nevoeiro se combinam para formar o sincelo. É um fenômeno que só ocorre onde em lugares elevados, onde venta e faz muito frio. As gotículas de umidade suspensas no ar são congeladas quando entram em contato com o vento gelado e ao mesmo tempo vão se depositando em camadas sobre a vegetação ou outras superfícies. As camadas de gelo parecem neve depositada. A região do Morro das Torres (antenas de transmissão), em Urupema, na parte mais elevada na serra de Santa Catarina, é um dos lugares ideais para a formação do sincelo.

 

O fenômeno se formou em no Morro das Torres em 10/6/17