Oferecido por
As nuvens carregadas que se espalharam pelo centro-sul de Minas Gerais provocaram chuva até de forte intensidade na segunda-feira, 12 de junho. Em alguns locais choveu em poucas horas o volume de chuva médio normal para todo o mês de junho.
A chuva ainda vai surpreender várias áreas de Minas Gerais até a quarta-feira, 14 de junho. Mais nuvens carregadas vão se formar já nesta terça-feira, 13, e as pancadas de chuva voltam a ocorrer no Triângulo, no Sul de Minas, na região da Grande Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira. Há risco de raios e a chuva pode cair moderada a forte em pouco tempo, o que não é comum nesta época. Há previsão de mais chuva na quarta-feira para o centro-sul mineiro.
A chuva desta semana no centro-sul de Minas é provocada pela passagem de cavados atmosféricos e não de uma frente fria.
Chuva de 1 mês em menos de 24h
Na Grande Belo Horizonte choveu na madrugada e voltou a chover com raios durante a tarde. Em Ibirité, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,8 mm em 1 hora e 23,4 mm acumulados entre a meia-noite e 21 horas. A média de chuva para junho é de 15 mm. Em Sacramento choveu 10,4 mm em 1 hora e 20,2 mm até 21 horas. A média para junho é de 18 mm. Varginha acumulou 26,4 mm entre meia-noite e 21 horas do dia 12 de junho, sendo que 19,8 mm ocorreram em 1 hora. A média para junho é de 25 mm.
Nos próximos dois dias pode até formar arco-íris novamente, que também não costuma aparecer em junho porque a chuva é realmente rara no estado de Minas Gerais. Ouro Preto foi privilegiada com o belo fenômeno.