Previsão para o inverno 2017 no Brasil

14/06/2017 às 17:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
El Niño e La Niña não interferem

O inverno de 2017 começa à 1h24 do dia 21 de junho e termina às 17h02 do dia 22 de setembro.

Uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco, a escassez de chuva.

 

 

A chuva para até em grande parte da Região Norte. Dias com sol e poucas nuvens predominam na maioria das áreas do país.

Mas no leste do Nordeste, inverno também significa chuva frequente e os eventos de chuva forte são comuns no litoral, na zona da mata e no agreste no leste do Nordeste. A chuva volumosa vem dos DOL - Distúrbios Ondulatórios de Leste - que podem atuar por desde o Rio Grande do Norte até o litoral da Bahia.

Frentes frias continuam chegando ao Brasil, até com forte intensidade, mas muitas vezes a chuva cai quase que somente sobre o Sul do Brasil. Estados como o Mato Grosso do Sul e São Paulo também podem ter eventos de chuva forte na passagem de algumas frentes frias de inverno.

Fortes massas polares, geada e eventualmente queda de neve também são eventos típicos de inverno no centro-sul do Brasil. Algumas massas polares especiais chegam a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas e provocam o fenômeno da friagem. Mas inverno também é sinônimo de aumento de calor na maior parte do Norte e pelo interior do Nordeste por causa da falta de ar polar e da chuva.

As queimadas se alastram pelo país do meio para fim da estação e podem causar graves danos à flora nativa e reservas de biodiversidade, especialmente o cerrado.

 

Pacífico Neutro

A temperatura do oceano Pacífico Equatorial Leste, ao largo da costa do Peru, tem muita influência no Clima sobre o Brasil. Os principais centros de estudos climáticos do planeta concordam que o inverno de 2017 deve transcorrer numa condição de neutralidade o Pacífico. Não há expectativa de formação de um El Niño e nem La Niña. O meteorologista Alexandre Nascimento resume as expectativas para temperatura no inverno de 2017: "O inverno deste ano não será frio como o de 2016, nem quente como os de 2015 e de 2014. Será algo mais próximo da média, mas com um ligeiro aquecimento acima da normalidade. O que devemos observar é uma grande variação, ou seja, semanas muito frias, intercalando com semanas mais quentinhas ou amenas. Vamos continuar em normalidade, em relação aos fenômenos El Niño ou La Niña."

Confira os principais aspectos da previsão climática da Climatempo para o inverno de 2017.

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%