Nevoeiro no Grande Rio

17/06/2017 às 09:23
por Aline Tochio

Oferecimento
Fim de semana segue sem chuva

Um denso nevoeiro se formou nesta manhã sobre a Região Metropolitana do Rio De Janeiro. Desde o começo da semana, a Climatempo já vinha prevendo a formação deste fenômeno neste sábado. Na animação das imagens de satélite abaixo, o nevoeiro aparece como a mancha cinza.

 

 

A combinação de alguns fatores contribuíram para a formação do nevoeiro: a umidade do ar elevada durante a madrugada, a queda da temperatura, e a presença de um sistema de alta pressão atmosférica. Quando o centro da alta pressão passa por cima de determinada localidade, a circulação de ventos é subsidente, ou seja, trazendo o ar mais frio e seco da média atmosfera para a superfície. O centro da alta pressão funciona como uma panela de pressão, mantendo o ar "preso" na superfície.

 

Entenda como funciona a alta pressão

 

Além desses fatores, não podemos esquecer a influência da temperatura da água da Baía de Guanabara. Quando a temperatura da água está maior que a temperatura do ar adjacente, as gotículas de vapor de água (mais quentes) condensam ao entrar em contato com o ar mais frio. É a mesma situação que acontece quando tomamos um banho quente. As gotículas de vapor, ao entrar em contato com a parede fria, se condensam e formam gotículas de água.

 

A camada de nuvem baixa cobriu parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em Niterói o dia começou cinzento, com visibilidade prejudicada. A imagem abaixo é da Ecoponte, concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, e mostra o nevoeiro sobre a região às 08h.

 

O nevoeiro restringiu a visibilidade nos aeroportos da cidade do Rio. O aeroporto Santos Dumont operava por instrumentos por volta de 08h deste sábado (17). Na animação acima é possível ver que o nevoeiro foi se dissipando ao longo da manhã.

 

Outras localidades do estado do Rio de Janeiro também tiveram formação de nevoeiro na manhã deste sábado (17). No norte fluminense, o aeroporto de Campos tinha apenas 100 metros de visibilidade às 06h. Amanhã, domingo, o centro da alta pressão se afasta e por isso não há mais previsão de nevoeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%