Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Nevoeiro no Grande Rio

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Um denso nevoeiro se formou nesta manhã sobre a Região Metropolitana do Rio De Janeiro. Desde o começo da semana, a Climatempo já vinha prevendo a formação deste fenômeno neste sábado. Na animação das imagens de satélite abaixo, o nevoeiro aparece como a mancha cinza.

     

     

    A combinação de alguns fatores contribuíram para a formação do nevoeiro: a umidade do ar elevada durante a madrugada, a queda da temperatura, e a presença de um sistema de alta pressão atmosférica. Quando o centro da alta pressão passa por cima de determinada localidade, a circulação de ventos é subsidente, ou seja, trazendo o ar mais frio e seco da média atmosfera para a superfície. O centro da alta pressão funciona como uma panela de pressão, mantendo o ar "preso" na superfície.

     

    Entenda como funciona a alta pressão

     

    Além desses fatores, não podemos esquecer a influência da temperatura da água da Baía de Guanabara. Quando a temperatura da água está maior que a temperatura do ar adjacente, as gotículas de vapor de água (mais quentes) condensam ao entrar em contato com o ar mais frio. É a mesma situação que acontece quando tomamos um banho quente. As gotículas de vapor, ao entrar em contato com a parede fria, se condensam e formam gotículas de água.

     

    A camada de nuvem baixa cobriu parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em Niterói o dia começou cinzento, com visibilidade prejudicada. A imagem abaixo é da Ecoponte, concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, e mostra o nevoeiro sobre a região às 08h.

     

    O nevoeiro restringiu a visibilidade nos aeroportos da cidade do Rio. O aeroporto Santos Dumont operava por instrumentos por volta de 08h deste sábado (17). Na animação acima é possível ver que o nevoeiro foi se dissipando ao longo da manhã.

     

    Outras localidades do estado do Rio de Janeiro também tiveram formação de nevoeiro na manhã deste sábado (17). No norte fluminense, o aeroporto de Campos tinha apenas 100 metros de visibilidade às 06h. Amanhã, domingo, o centro da alta pressão se afasta e por isso não há mais previsão de nevoeiro.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias