Previsão para o inverno de 2017 na Região Sudeste

20/06/2017 às 00:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco é características do inverno

O inverno de 2017 começa à 1h24 do dia 21 de junho e termina às 17h02 do dia 22 de setembro. Dias de sol, com pouca nebulosidade e ar seco são características do inverno por quase todo o Brasil.

 

Os meses de inverno são tipicamente secos no Sudeste do Brasil, com raros eventos de chuva no interior da Região. O mais comum é que áreas no leste da Região, como o sul e o leste de São Paulo, o estado do Rio De Janeiro, o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo tenham alguns dias com muita nebulosidade e alguma chuva fraca por causa passagem das frentes frias pela costa. Os grandes sistemas de alta pressão atmosférica que normalmente predominam no interior do Brasil nos meses de inverno deixam o ar muito seco mesmo na passagem de frente frias pelo litoral.

O ar seco deixa a noite com poucas nuvens, o que causa grande perda radiativa. Este efeito faz com que o ar esfrie bastante durante a noite e por isso é comum termos temperaturas baixas no Sudeste no inverno, até abaixo de 10°C nos vales e serras, mesmo sem a presença de ar polar intenso.

 

Entenda porque as noites sem nuvens são mais frias

 

Mas é a passagem de massas polares eventualmente fortes que causa o resfriamento intenso do ar. Assim, eventos de geada ocorrem no inverno em áreas de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio de Janeiro. Eventos de geada na Zona da Mata Mineira, na região serrana fluminense e outras áreas do Sudeste são raros.

 

O inverno de 2017 deve ser com pouco frio na Região Sudeste. Não se deve esperar por eventos de frio intenso e prolongado como ocorreu em 2016. Veja o resumo da previsão climática elaborada pela Climatempo e mais detalhes como meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a tendência climática para o inverno 2017 para todas as regiões do Brasil

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

15°
min

22°
max

7mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

25°
max

25mm / 90%