Chuva e temperatura no BR no começo de julho

28/06/2017 às 16:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Uma frente fria avança até o sul da Bahia no início do mês.

Uma grande massa de ar seco ganhou força sobre o Brasil nos últimos dias de junho e o mês termina com tempo seco, sem condições para chuva na maioria das áreas do país. Esta massa seca ainda predomina sobre no começo de julho de 2017.

A imagem de satélite mostra a disponibilidade de vapor de água os níveis mais elevados da atmosfera. O tom de azul escuro que predomina sobre o Brasil indica uma atmosfera seca, com pouco vapor de água disponível, e portanto com pouca chance de chuva.

 

 

 

O fim de junho e o começo de julho serão com muita chuva em algumas áreas da Região Norte, no extremo sul do país, mas principalmente no leste do Nordeste, onde várias capitais podem ter problemas com a chuva volumosa nos próximos dias.

Uma frente fria avança rapidamente pelo litoral do Sul e do Sudeste no primeiro fim de semana de julho e chega ao sul da Bahia. A chuva desta frente fria não terá força para se espalhar pelo interior do Sul e do Sudeste e fica concentrada nas áreas próximas ao mar. Sua massa de ar frio de origem polar é forte, mas ar frio intenso fica quase todo bloqueado sobre o extremo sul do Brasil e será desviado para o mar.

Confira mais detalhes de como ficará a chuva e o frio no Brasil na virada de junho para julho de 2017.