Oferecido por
Está mantida a previsão de uma possibilidade de nevar entre a tarde deste domingo,2, e a madrugada da segunda-feira 3 de julho, na parte mais elevada do parque nacional do Itatiaia, na divisa do Rio De Janeiro com Minas Gerais. Outro fenômeno que poderá ocorrer é a formação do sincelo, belíssimo fenômeno que exige vento forte, muito frio e muita umidade.
Veja o que é o sincelo nas imagens da serra catarinense em junho de 2017
Uma estação meteorológica instalada dentro do parque a 2470 metros de altitude registrou 0,4°C de temperatura mínima no de 1 de julho, mas até 22 horas ainda não havia registro de precipitação. A temperatura por volta das 22h30 era de 5,6°C.
A forte massa de ar polar esperada para os primeiros dias de julho de 2017 sobre o Brasil não terá condições para provocar neve e nem geada intensa na Região Sul do país. Seu frio também não vai conseguir esfriar Rondônia e Acre, nem causar geada em Mato Grosso do Sul e nem em São Paulo.
Mas esta massa polar vai gerar condições para uma situação muito rara: uma possibilidade de voltar a nevar nas áreas mais elevadas do parque nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro. É lá que está o pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do relevo do Brasil. O Agulhas Negras é um pico da Serra da Mantiqueira e na recente revisão de altitude dos pontos culminantes do Brasil divulgada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua altitude atual é de 2790,94 metros.
Quando poderia nevar?
Os ventos frios desta massa polar vão começar a soprar sobre a divisa de São Paulo, com Minas Gerais e o Rio de Janeiro durante o sábado, 1 de julho, mas o resfriamento mais acentuado deve ocorrer entre os dias 2 e 4 de julho.
Já está frio polar e vai esfriar mais. Na madrugada de 29 de junho, por causa da pouca nebulosidade sobre a região do parque do Itatiaia houve uma forte perda radiativa e a temperatura baixou para 6,8°C abaixo de zero! A medição foi feita por uma estação meteorológica automática instalada a 2470 metros de altitude grande perda radiativa.
Mas o que vem por aí são dias de muita nebulosidade e muito frio para região mais elevada do parque nacional do Itatiaia. A possibilidade de nevar está sendo considerada pela Climatempo entre a tarde do domingo, 2 de julho, e a madrugada da segunda-feira, 3 de julho.
Eventos de neve no sul do RJ
Se nevar na região do Itatiaia neste inicio de julho de 2017 não será a primeira e nem a última vez. Já nevou outras vezes e um dos eventos mais documentados foi a neve que caiu em 11 de junho de 1985. Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar várias reportagens. O evento mais recente foi em setembro de 2012.
Quando um dos meteorologistas da equipe da Climatempo mostrou a possibilidade de nevar na região do Itatiaia, todos ficaram muito surpresos. A possibilidade veio da análise do modelo atmosférico europeu, o ECMWF - European Centre for Medium-Range Weather Forecasts. Mas antes de descartar ou divulgar a possibilidade de nevar, pesquisamos as condições meteorológicas que vigoravam nos eventos de junho de 1985 e de setembro de 2012 para achar semelhanças.
O quadro mostra as condições encontradas nos eventos passados através de técnicas de reanálise e a projeção feita pelo modelo atmosférico GFS - Global Forecast System, dos Estados Unidos.
Quem estiver pensando em se deslocar para lá para verificar se a neve vai cair mesmo terá que encarar o esquema de montanhistas. Não é para qualquer um! É preciso ter roupas, acessórios, preparo físico adequado e estar acompanhado de guias experientes.
Confira o ranking do frio abaixo de zero no Brasil
Se rolar a neve, #fotografeotempo!
Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em #pergunteaometeorologista