SC e sul do RJ registram temperaturas abaixo de zero

29/06/2017 às 18:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba qual a menor temperatura registrada no BR

A região serrana de Santa Catarina e do parque nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio De Janeiro, voltaram a registrar temperatura abaixo de zero nesta quinta-feira, 29 de junho.

 

Em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, o Epagri-Ciram registrou 0,6°C abaixo de zero às 6 horas, numa altitude de 1220 metros. No sul do Rio de Janeiro, a temperatura chegou aos 6,8°C abaixo de zero numa altitude de 2470 metros, onde há uma estação meteorológica automática na área do parque nacional do Itatiaia. Foi a menor temperatura neste local este ano.

O frio intenso provocou geada na região de São Joaquim, também em Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja como será o tempo no Sul do Brasil nos próximos dias

 

 

Ranking do frio abaixo de zero no Brasil

O local onde está esta estação meteorológica este é um lugar desabitado e muito pouco acessível, visitado apenas por montanhistas, e não pode ser considerado como referência para se falar de frio no Brasil. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram*, em locais habitados, a menor temperatura no Brasil em 2017 foi 5,7°C abaixo de zero no dia 26 de junho, em Bom Jardim da Serra.

 

Veja como está o ranking do frio abaixo de zero no Brasil em 2017.

 

 

 

 

 

Como será a primeira massa de ar polar de julho de 2017?

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é o menor valor observado neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

Curiosidade

A menor temperatura oficialmente registrada no Brasil foi de 14°C abaixo de zero em Caçador, no planalto sul de Santa Catarina, em junho de 1952. Esta temperatura consta de um trabalho científico onde os pesquisadores Alexandre Pezza e Tércio Ambrizzi fizeram uma compilação de ondas de frio extremas sobre a América do Sul no período de 1888 a 2003. Leia em http://www.dca.iag.usp.br/www/material/ritaynoue/aca-0433/2013/referencias/47-2003_APezza_Ambrizzi.pdf

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

30°
max

3mm / 60%