Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Mar agitado e ressaca do Sul ao Nordeste do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Mar agitado e ressaca do Sul ao Nordeste do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O mês de julho de 2017 começa com aumento dos ventos e das ondas em toda a costa leste do Brasil. Grandes ondas se espalham do Sul para o Nordeste nos primeiros dias de julho e há risco de ressaca.

     

    O mar fica agitado na costa leste do Brasil por causa da passagem de um grande ciclone extratropical (baixa pressão atmosférica) pela costa da Argentina e da presença de uma grande e forte massa de ar polar (alta pressão atmosférica) nos próximos dias na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

    Os mapas da animação representam a circulação dos ventos e as regiões de alta e de baixa pressão atmosférica para até a noite de 2 de julho. As setas são os ventos. Setas com maior tamanho e em roxo indicam os ventos mais fortes. Setas azuis indicam os ventos mais fracos. A letra B representa o centro de baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical. A letra A representa o centro de alta pressão atmosférica da massa polar.

     

     

     

     

    A Marinha do Brasil emitiu nesta sexta-feira, 30 de junho, alerta para ventos fortes, mar grosso e ressaca em áreas da costa do Sul e do Sudeste. Veja os avisos originais abaixo.

     

    AVISO NR 540/2017

    AVISO DE RESSACA

    EMITIDO ÀS 1300 HMG - SEX - 30/JUN/2017

    RESSACA ENTRE RIO GRANDE (RS) E LAGUNA (SC) A PARTIR DE 011800 HMG. ONDAS DE SW/S 2.5 METROS.

    VÁLIDO ATÉ 021200 HMG.

    (aviso emitido as 10h (Brasília) de 30/6/17 com validade de 15h de 01/07/17 até 9h de 02/06/17)

     

    AVISO NR 541/2017

    AVISO DE RESSACA

    EMITIDO ÀS 1300 HMG - SEX - 30/JUN/2017

    RESSACA ENTRE SANTOS (SP) E CABO DE SÃO TOMÉ (RJ) A PARTIR DE 020900 HMG. ONDAS DE SW/SE 2.5/3.0 METROS.

    VÁLIDO ATÉ 040000 HMG.

    (aviso emitido as 10h (Brasília) de 30/6/17 com validade de 06h de 02/07/17 até 21h de 03/06/17)

     

    Ressaca no Sul do Brasil

    Na Região Sul, o mar começa a ficar agitado no Rio Grande do Sul na madrugada e manhã do sábado, 1 de julho. No decorrer da tarde e noite, o mar fica agitado em Santa Catarina. A ressaca acontece durante o domingo, 2 de julho, mas no dia 3, segunda-feira, as ondas já começam a diminuir.

     

     

     

     

    Ressaca na Região Sudeste do Brasil

     

    Na Região Sudeste, o mar começa a ficar agitado durante o domingo. As ondas aumentam rapidamente no decorrer do domingo e podem chegar aos 2,0 metros em praias de São Paulo e do Rio De Janeiro, mas com picos maiores com até 2,5 metros. Na segunda-feira, 3 de julho, as ondas diminuem bastante no litoral de São Paulo, mas o litoral do Rio de Janeiro permanece agitado. As ondas diminuem na terça-feira.

    No litoral do Espírito Santo, as ondas começam a aumentar no litoral sul do estado só a partir da tarde do domingo. A maior agitação deve ser observada na segunda-feira, quando as ondas podem chegar aos 2,0 metros. Mas por enquanto o risco de ressaca é baixo porque as grandes ondas devem passar paralelas à costa.

     

     

     

     

    Mar agitado na costa leste do Nordeste

    Na costa leste do Nordeste, o mar fica agitado a partir da segunda-feira, 3 de julho. As grandes ondas se espalham pelo litoral da Bahia no dia 3, podendo atingir picos de 1,5 metros. No dia 4, o mar fica muito agitado com ondas de até 2,0 metros e a agitação forte chega ao litoral de Sergipe. A agitação persiste no dia 5 de julho e enfraquece no dia 6, quarta-feira.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias