Frio abaixo de zero em Campos do Jordão (SP)

05/07/2017 às 10:05
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/07/2017 às 20:06

Oferecimento
Sudeste teve a menor temperatura no BR em 5 de julho

A Região Sudeste voltou a registrar temperaturas negativas registradas na madrugada desta quarta-feira, 5 de julho. As marcas abaixo de zero foram novamente registradas no estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

 

O estado de São Paulo entrou para o ranking do frio abaixo de zero em 2017. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou oficialmente 0,5°C negativos(**) em Campos do Jordão, na parte mais elevada da Serra da Mantiqueira. Esta foi a menor temperatura no Brasil e na Região Sudeste no dia 5 de julho, pela medição do INMET. Ontem fez 0,4°C negativos. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, a temperatura chegou a -0,4°C. Ontem fez 0,8°C negativos.

Este foi o décimo nono dia com temperatura abaixo de zero no Brasil em 2017 e o quarto dia com temperaturas negativas dentro do período de atuação desta intensa massa de ar de origem polar do início de julho. No total, esta massa polar já provocou temperaturas negativas 21 vezes entre os dias 2 e 5 de julho. A menor temperatura dentro desta massa polar foi 4,8°C abaixo de zero em Urupema, na região serrana de Santa Catarina, pela medição do Epagri-Ciram*. Esta massa polar pode ser considerada a terceira mais forte que atingiu o Brasil em 2017 até agora.

 

 (**) O INMET corrigiu a mínima de Campos de Jordão durante a tarde de 5 de julho. O valor de 2,4°C negativos registrado na estação meteorológica convencional foi desconsiderado, pois o INMET desconfia que há um erro de calibração e está investigando. Assim, a temperatura válida ficou sendo a estação meteorológica automática

 

Ranking do frio abaixo de zero no Brasil

Com as temperaturas negativas do dia 5 de julho no Sudeste, o ano de 2017 já tem 19 dias com frio abaixo de zero.

  

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é a menor observada neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%