Fique saudável neste inverno! Veja os alimentos que ajudam a prevenir doenças!

10/07/2017 às 15:24
por Maira Di Giaimo

Atualizado 19/12/2017 às 10:40

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Com a chegada do inverno e a queda dos termômetros, o corpo humano sofre algumas alterações. O frio exige que o corpo trabalhe mais para manter a temperatura ideal, o que consome parte da nossa reserva energética, desacelerando o metabolismo. É justamente essa baixa nas atividades internas que faz com que as pessoas fiquem mais propensas a vírus e bactérias, ampliando as chances de gripes, resfriados ou doenças mais graves.

 

Frutas Vermelhas

 

Fonte: Shutterstock

 

No entanto, é possível se prevenir bem antes de começarem os sintomas. E não estamos falando de vigorosos coquetéis de pílulas e comprimidos, mas sim de alternativas naturais que estão bem ali, ao alcance do prato. “As frutas, por exemplo, são muito importantes neste processo porque têm todas as vitaminas necessárias para fortalecer o corpo. Adicionar ao café da manhã e aos lanchinhos uma série de frutas vermelhas é importante para ajudar a ter força para o resto do dia”, explica a nutricionista Fernanda Paulucci, que indica laranja, mamão, maçã e pera para ocupar o topo da lista.

 

Alimentos ricos em carotenoides

 

Fonte: Shutterstock

 

Segundo a especialista, outras opções que podem contribuir nesse período, são os alimentos ricos em carotenoides, como a abóbora e a cenoura, responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com a nutricionista, o ideal é que os vegetais sejam adicionados às refeições diárias, e quanto mais cru estiverem, melhor, já que se mantêm ricos em complexo D e em vitamina C. Entre as dicas estão a alface e a couve de Bruxelas.

 

Sucos naturais

 

Fonte: Shutterstock

 

O que também não pode ficar de lado são os sucos. Muito lembrados no verão, eles continuam sendo essenciais também no inverno.  O ideal é que as bebidas sejam sempre naturais, sem aditivos químicos. Entre os indicados, os já conhecidos sucos detox, que podem ser produzidos em casa com frutas como maçã, mamão, laranja e abacaxi, somados aos vegetais, como brócolis e a couve chinesa.

 

Chás

Fonte: Shutterstock

 

Os chás completam a lista de indicações. Naturais ou de saquinho, eles trazem vários benefícios à saúde, como proteção das artérias e auxílio na digestão, além do poder anti-inflamatório e antioxidante. Além de deliciosos, são quentinhos, ajudando a afastar o frio nos dias mais gelados. Aproveite!

 

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