Goiânia tem novo recorde de frio para 2017

10/07/2017 às 12:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
GO e DF registram menos de 10°C
A madrugada de 10 de julho foi a mais fria do ano em Goiânia. O INMET registrou 12,4°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura do ano na capital de Goiás era 12,8°C 4 de julho.
 
 
A estação meteorológica automática de Goiânia registrou 9,7°C. A Climatempo considera os valores da estações meteorológicas convencionais para verificação de recordes por terem um histórico de medições maior. No caso de Goiânia, na medição convencional a temperatura mínima em 10 de julho foi de 12,4°C. As medições meteorológicas neste local são feitas desde julho de 1937. A estação automática de Goiânia opera desde o fim de maio de 2001.
 

Frio abaixo de 10°C em GO e no DF

A combinação da entrada de grande dose de ar frio de origem polar desde o início de julho com as noites com pouca ou nenhuma nebulosidade tem deixado as madrugadas geladas em Goiás e no Distrito Federal . Vários locais registraram frio abaixo de 10°C nos últimos dias, o que voltou a se repetir nesta segunda-feira. O INMET registrou 8,9°C em Ipameri (GO), 9,2°C em Pirenópolis (GO), 8,8°C em Pires do Rio (GO), 8,9°C em Morrinhos (GO), 9,7°C em Silvânia (GO). A região de Paranoá (DF) registrou 9,9°C.

 

Entenda o frio desde o início de julho

 

Ar polar intenso e poucas nuvens à noite causaram o frio

 

 

A grande e forte massa de ar polar que teve forte atuação sobre o Brasil na primeira semana de julho de 2017 já está enfraqueceu bastante sobre o país. As madrugadas no Distrito Federal e em Goiás continuam frias esta semana especialmente por causa do efeito da grande perda radiativa que acontece com as noites praticamente sem nuvens. Esta situação é observada também sobre o Mato Grosso e sobre o Mato Grosso o Sul onde as temperaturas ficam amenas na madrugada esta semana.

 

Noite com poucas nuvens são mais frias

 

 

Ar seco e grande amplitude térmica

Como é comum nesta época, o tempo seco e ensolarado predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Ainda não há previsão de chuva para esta semana na Região. Apesar das madrugadas frias, as tardes são quentes no Centro-Oeste. A grande amplitude térmica causa desconforto em muitas pessoas.

A semana segue seca. Os níveis de umidade do nas horas mais quentes do dia ficam entre 20% e 30% na maioria das áreas do Centro-Oeste.

 

 

 

Duplo arco-íris em Goiânia em 27/12/2016

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%