Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / São Paulo se prepara para frio intenso

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    São Paulo se prepara para frio intenso

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Depois de uma semana de tempo quente e seco, uma frente fria muda o tempo em São Paulo e a segunda quinzena de julho começa com chuva e queda de temperatura.

     

    Na semana passada, o forte bloqueio atmosférico favoreceu a ocorrência de dias ensolarados e secos. Em muitas cidades paulistas, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 30%, principalmente no fim de semana. No último domingo (16), o calor e a secura do ar aumentaram por influência dos ventos de quadrante norte. Na Baixada Santista, a base aérea do Guarujá registrou 31ºC e umidade de apenas 19% às 15h. Na capital, a máxima foi de 25ºC e a umidade caiu para 31%.

     

    Mudanças começam nesta segunda

    Mas o tempo começa a mudar no estado já nesta segunda-feira (17). Uma frente fria que está entrando pelo centro-sul do Brasil começa a avançar pelo oeste de São Paulo, deixando o tempo fechado e provocando queda de temperatura. Ao longo do dia, as nuvens aumentam no centro-sul e leste paulistas, inclusive na capital. Na noite desta segunda-feira, há previsão de chuva fraca para essas regiões.

     

    No entanto, a virada do tempo vai acontecer na terça-feira (18). É quando a frente fria passa pelo estado e muda a direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul/sudeste e trazem ar frio e úmido do mar para o continente. A temperatura sofre acentuado declínio em todas as regiões do estado. A chuva não vem para todo mundo; ela fica mais restrita ao leste e sul paulistas e quase todo o interior continua sem chuva, mesmo com o aumento das nuvens e da umidade. Mas o frio será sentido na capital, no litoral e também no interior. O mapa abaixo mostra a projeção de temperatura máxima do modelo GFS para a terça-feira.

     

     

    Frio intenso à vista

    Na terça-feira, 18, muitas cidades terão temperatura invertida. Isso acontece quando a maior temperatura do dia (que normalmente acontece à tarde) é registrada na madrugada, e a menor temperatura do dia (que normalmente acontece no começo da manhã) é registrada à noite. Durante a terça-feira, além da queda da temperatura, o vento frio e a chuva (para as áreas do leste e sul) vão ajudar a aumentar a sensação de frio. A temperatura vai variar pouco ao longo do dia. É possível que tenhamos alguns recordes de frio. Na capital, a previsão é de temperatura entre 10ºC e 15ºC (lembrando que teremos temperatura invertida). A menor temperatura mínima registrada neste ano na estação oficial do INMET é de 8,6ºC no dia 5 de julho, e a menor temperatura máxima é de 16ºC no dia 03 de julho.

     

    Mar agitado

    Além da queda de temperatura, essa frente fria também vai trazer agitação marítima. Na terça-feira, 18, o mar sobe em São Paulo e as ondas podem ficar entre 2,5m e 3,0m na praia, mas podem passar de 4,0m em mar aberto.

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias