Subsidência causa recorde de frio em Brasília

02/08/2017 às 21:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frio à noite e calor de dia são características do inverno no Centro-Oeste

A madrugada desta quarta-feira, 2 de agosto, foi a mais fria do ano até agora em Brasília. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de apenas 10,0°C na estação meteorológica oficial da capital federal. O recorde anterior era de 10,4°C no dia 05 de julho. A medição em outro local próximo indicou 9,2°C de temperatura mínima.

 

O frio foi sentindo em todo o Distrito Federal. Na estação ecológica de Águas Emendadas fez 8,5°C, em Braslândia, a mínima foi de 13,7°C e em Paranoá de 13,0°C.

A noite fria é uma característica do inverno na região de Brasília. Mesmo sem a presença de ar frio de origem polar, o resfriamento noturno é acentuado ocorre naturalmente por causa da grande perda radiativa (perda natural de calor pela atmosfera) que acontece as noites com pouca ou nenhuma nebulosidade.

Com tempo muito seco, quase não há formação de nuvens nesta época do ano, o que deixa o visual do nascer e do por sol sempre muito bonitos.

 

 

Foto: Lia, Brasília/DF - por do sol em 04/09/2016
 

Frio de subsidência

As baixas temperaturas nas noites de inverno, mesmo sem ar polar, acontecem em toda a Região Centro-Oeste. Marcas um pouco abaixo dos 10°C são comuns também em Goiás, em Mato Grosso do Sul e ocorrem até em Mato Grosso. É o que os meteorologistas chamam de "frio de subsidência".

 

No decorrer do outono/inverno é comum o predomínio de um anticiclone (alta pressão atmosférica) sobre a Região Centro-Oeste. Este sistema gera correntes de ar de cima para baixo ( movimento de ar subsidente ou subsidência do ar) que trazem o ar seco dos níveis atmosféricos mais elevados para níveis próximos da superfície. Com o ar seco, pouca ou nebulosidade se forma nem de dia e bem durante a noite. As nuvens ajudam a reter o calor. Sem elas, o calor que foi armazenado com o aquecimento do sol escapa rapidamente para o espaço depois do por do sol, o que faz o ar esfriar. É mesmo processo que ocorre nos desertos: frio à noite e calor durante o dia.

 

 

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%