Ciclone extratropical provoca ventos fortes no Sul e no Sudeste

03/08/2017 às 16:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral entre SC e RJ é o mais afetado

Um ciclone extratropical se formou no leste de Santa Catarina entre a noite da quarta-feira, dia 2, e a manhã da quinta-feira, 3 de agosto. O sistema se desloca sobre o mar nas próximas 48 horas e passa ao largo do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, afastando-se de vez do litoral do Sudeste durante o sábado, 5 de agosto.

 

O deslocamento deste ciclone extratropical provocou fortes rajadas de vento em locais do Sul e do Sudeste nesta quinta-feira. Para esta sexta-feira, 4 de agosto, a previsão ainda é de fortes rajadas de ventos na faixa entre o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro. As rajadas mais intensas nesta sexta-feira podem ficar entre 60km/h e 90 km/h. Locais montanhosos tendem a ter ventos mais fortes. As capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro permanecem sujeitas a ventania nesta sexta-feira.

 

Confira algumas rajadas de vento intensas associadas a este ciclone extratropical observadas no dia 3 de agosto de 2017, com dados dos aeroportos e do Instituto Nacional de Meteorologia

 

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 97 km/h, 95 km/h

São Paulo/aeroporto de Guarulhos(SP): 62 km/h

São Paulo/Campo de Marte (SP): 50 km/h

São Paulo/aeroporto de Congonhas: 53 km/h

São Paulo (Mirante de Santana): 59 km/h

Florianópolis (SC): 51 km/h

Bertioga (litoral de SP): 66 km/h

Curitiba (INMET): 59 km/h

 

Na animação das imagens de satélite, a região do ciclone extratropical é onde estão as nuvens que se enrolam como um caracol, próximas do litoral de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

Veja como se formam os ciclones extratropicais. São sistemas comuns no Brasil! 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%