Risco de chuva volumosa no litoral de SP e do RJ

03/08/2017 às 18:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ciclone extratropical gera ventos fortes e deixa o mar agitado

Uma frente fria avança nesta sexta-feira sobre a Região Sudeste do Brasil chegando do leste de Minas Gerais e ao Espírito Santo. Mas a secura que predomina sobre o Sudeste não será aliviada por esta frente fria. Poucas áreas terão chuva.

 

 

Sobre Minas Gerais ocorre apenas um aumento da nebulosidade especialmente entre o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira. Não há expectativa de chuva para estas áreas. Pode chover fraco na Grande Vitória e em algumas outras áreas do Espírito Santo. Um pouco da nebulosidade desta frente fria ainda fica sobre o estado de São Paulo, mas só há previsão de chuva fraca para a Grande São Paulo e em áreas dos Vales do Ribeira e do Paraíba. No interior do Rio de Janeiro também há condições para chuva fraca.

 

Chuva volumosa no litoral de SP e do RJ

Porém, por causa da combinação especial do relevo e da circulação de ventos gerada pelo ciclone extratropical associado a esta frente fria, não se pode descartar a ocorrência de chuva volumosa nas próximas 48 horas em áreas do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.

A combinação da grande dose de ar úmido marítimo, injetada sobre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro pelos ventos do ciclone extratropical, com o bloqueio natural causado pelas montanhas da Serra do Mar, gera um acúmulo de nuvens que podem provocar chuva persistente por várias horas consecutivas. Além disso, o ciclone extratropical gera ventos fortes e deixa o mar agitado. Há risco de ressaca nesta sexta-feira nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Frente fria muda o tempo no RJ

 

 

Foto: Augusto Ayres, São Sebastião/SP

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%