Mais chuva e vento no RJ nesta sexta

03/08/2017 às 11:23
por Bianca Lobo

Atualizado 03/08/2017 às 21:58

Oferecimento
Temperatura tem forte queda

Uma frente fria avança pelo Sudeste e muda o tempo no Rio De Janeiro. As nuvens de chuva da frente fria começaram a chegar no sul do estado do Rio de Janeiro ainda na tarde desta quinta-feira, 2 de agosto, e no começo da noite sobre o Grande Rio.

 

 

Por volta das 20 horas, o radar meteorológico do Sumaré, operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, registrava áreas de chuva moderada a forte avançando sobre a zona oeste da cidade do Rio. A chuva avança na madrugada de sexta-feira em direção aos Lagos e ao norte do estado do Rio e pode cair moderada em alguns locais. 

O tempo fica instável no decorrer desta sexta-feira com chuva frequente especialmente no litoral. Há condições para chuva volumosa, mas não necessariamente com raios. Entre a noite do dia 04 e a manhã do dia 05 de agosto a chuva cai com até forte intensidade na capital.

 

Litoral de SP e do RJ podem ter chuva volumosa

 

Acompanhe a chuva pelo Radar RJ no site da Climatempo!

 

 

 

As imagens de satélite mostram a nebulosidade da frente fria avançando sobre o estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Ventos

Os ventos se intensificaram sobre o estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira por causa do deslocamento desta frente fria em direção ao estado. A estação do Instituto de Meteorologia em Marambaia registrou rajadas de vento de 63 km/h entre 10h e 11h da manhã desta quinta-feira. No Pico do Couto, nos arredores de Petrópolis, as rajadas chegaram aos 72 km/h entre 9h e 10h. No decorrer desta sexta-feira, todo o estado do Rio, mas principalmente as regiões litorâneas, ficam sujeitas a ventos fortes, com rajadas que chegar aos 90 km/h.

 

Ciclone extratropical provoca ventos fortes no litoral do Sul e do Sudeste

 

Temperatura em declínio

A temperatura entra em acentuado declínio no estado do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, sem a presença do sol forte, com a chuva, os ventos frios de origem polar, a temperatura cai muito. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,4°C na cidade do Rio nesta quinta-feira, na região de Santa Cruz.

Com a  chuva mais persistente e ventos, a baixa temperatura será sentida também no sábado.  

 

Risco de ressaca

O vento persistente sobre o oceano provocado pelo ciclone extratropical vai fazer o mar subir no litoral sul do Rio de Janeiro. No Grande Rio o mar se agita bastante na sexta-feira, com ondas de até 2,0 metros com séries maiores. No sábado as ondas chegam a até 2,5 metros. A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca nestes dias.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

34°
max

0mm / 0%