Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Palmas e Cuiabá podem ter 40°C pela primeira vez no ano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O calor aumentou esta semana sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil. Em particular, as capitais Palmas (TO) e Cuiabá (MT) estão fervendo e a temperatura máxima pode chegar aos 40°C na tarde desta quinta-feira (10). Se a previsão se confirmar, será a primeira vez que as duas capitais vão registrar esse valor de temperatura esse ano. 

 

Semana de recordes de calor 

Uma grande massa seca influencia todo o Centro-Oeste, o sul do Pará e o Tocantins e vem mantendo o sol forte e o céu com pouca nebulosidade por várias horas seguidas. Ontem (9), Palmas bateu recorde de calor com máxima 39,9°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e hoje este valor pode ser superado chegando aos 40°C.

 

Palmas bate recorde de calor pela quinta vez em agosto 

 

Normalmente, as temperaturas mais elevadas são observadas em Palmas em setembro, mas 40°C em agosto já aconteceu outras vezes. Em 2016, por exemplo, fez 40°C na capital no dia 9 de agosto. 

  Foto: Gleive Márcio. Sol forte sobre Palmas/TO esta semana. 
 

A capital Cuiabá também já bateu dois recordes consecutivos esta semana, que poderão ser superados nesta tarde. Ontem (9), a temperatura máxima chegou aos 38,6°C pelo INMET, batendo o recorde de terça-feira (8), quando fez 38,5°C.  

 

Cuiabá também já registrou 40°C em agosto em outras ocasiões. 

Confira: 

 

2010-> 40,4°C no dia 29/8

2013-> 40,1°C no dia 31/08

2015-> 40,6°C no dia 30/08

2016-> 40°C no dia 7/08

 

Previsão 

A situação do tempo ainda não deve mudar nos próximos dias. Palmas e Cuiabá vão continuar com calor intenso perto dos 40°C pelo menos até o sábado (12). Especialmente Mato Grosso, terá mudanças no tempo a partir de domingo (13) e o calor extremo diminui em Cuiabá. 

 

Acompanhe as temperaturas para a semana em Palmas e Cuiabá

 

Veja também a previsão do tempo para todo Centro-Oeste e o Norte do Brasil. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias