Top 5: melhores lugares do Brasil para provar chocolate

14/08/2017 às 11:33
por Redação

Atualizado 10/04/2019 às 22:03

Oferecimento
Conheça as cidades que oferecem os melhores chocolates do país

O chocolate é um dos alimentos mais queridos dos brasileiros e está presente em praticamente todos os cantos do país. Como sua matéria-prima é o cacau, algumas cidades produtoras acabam se tornando destinos turísticos favoritos dos chocólatras, principalmente no inverno, quando o chocolate se torna quase obrigatório para adocicar e esquentar os dias mais frios. Confira a lista com alguns lugares para aproveitar essa gostosura:

 

1. Gramado (RS)

 

Gramado é o principal destino para os chocólatras. Com mais de 30 fábricas espalhadas pela cidade, entre elas as tradicionais Lugano e Prawer, não vão faltar sabores para experimentar. Como o município é um dos mais frios do Brasil, com temperatura média entre 12ºC e 14ºC durante o inverno, a dica é passar em um dos vários restaurantes de fondue da região e se deliciar com a versão derretida, e bem quentinha, da iguaria.

 

 

Foto: Shutterstock

 

 2. Ilhéus (BA)

 

O inverno na cidade de Ilhéus pode até não ser tão frio, com clima entre 22ºC e 24ºC. Mesmo assim, o destino oferece muita diversão por ser um dos principais produtores de cacau do país, matéria-prima do chocolate. Lá, você consegue visitar grandes fazendas produtoras e conhecer todos os processos para a fabricação do doce, com uma pausa para provar os que são produzidos no local.

 

Foto: Shutterstock

 

Aprenda 5 receitas deliciosas com frutas!

 

 3. Campos do Jordão (SP)

 

Destino de inverno favorito dos paulistas, Campos do Jordão também se destaca quando o assunto é o cacau. Na fábrica de Chocolate Araucária, por exemplo, é possível conhecer o processo de produção em um passeio gratuito. Há também vários estabelecimentos que vendem ótimos doces artesanais, fondues e chocolate quente, para aquecer as noites frias.

 

Foto: Shutterstock

 

 4. Itu (SP)

 

Itu é outra cidade do interior de São Paulo que não vai decepcionar em relação ao doce mais querido. A principal atração é a Fazenda da Serra, onde um tour guiado oferece até cavalgadas e trilhas. Como não pode faltar, a praça de alimentação do local possui várias opções de receitas com chocolate feito na propriedade.

 

Foto: Shutterstock

 

 5. Vila Velha (ES)

 

Na cidade de Vila Velha o inverno também não é muito intenso. Com temperaturas na casa dos 20ºC, o principal passeio é a fábrica da Garoto, uma das maiores produtoras do Brasil. É possível acompanhar toda a produção durante uma hora de visita. Há também algumas paradas de degustação.

 

Foto: Shutterstock
 

Você também pode provar essa delícia em casa! Veja 3 receitas de fondue para receber os amigos!

 

Ficou com água na boca? A boa notícia é que esses passeios são relativamente baratos, custam entre R$10 e R$30. Você também não pode deixar de conhecer as lojinhas e provar os produtos mais diversos feitos com base no cacau. Vai ser uma experiência imperdível e, com certeza, deliciosa.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

30°
max

25mm / 80%