Chuva no Rio Xingu

24/08/2017 às 07:24
por César Soares

Atualizado 24/08/2017 às 07:39

Oferecimento
Pancadas podem atrapalhar as buscas

Entre a noite de terça-feira (22) e a madrugada de quarta-feira (23), uma embarcação naufragou no Rio Xingu provocando a morte de pelo menos 10 pessoas. As buscas continuam na região e podem ser dificultadas pelas pancadas de chuva previstas para hoje.

 

Foto: ASCOM / IDEFLOR-BIO (17/02/2017)

 

Condições do tempo no momento do acidente

As imagens de satélite mostram a presença de nuvens carregadas, que provocavam chuva na região. É possível observar o deslocamento de uma linha de instabilidade de nordeste para o sudoeste do estado do Pará e passando pela região do Rio Xingu.

 

Imagens de satélite no momento do acidente. O colorido representa a formação de nuvens carregadas

 

Essa chuva não ocorria de forma contínua, vinha em forma de pancadas, uma situação que já vinha acontecendo ao longo dos últimos dias. Tanto que segundo informações do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) a cota do Rio Xingu em Porto de Moz era de 288cm, sendo que o patamar de inundação é acima de 500cm.



Previsão do tempo hoje

As buscas continuam na região segundo informações do Corpo de Bombeiros, no entanto as condições do tempo podem prejudicar o trabalho. Há previsão para pancadas de chuva que em alguns momentos podem vir com forte intensidade. Essa chuva se deve a formação de áreas de instabilidade geradas pelo abafamento do ar, ou seja, temos temperaturas altas e umidade o suficiente na região para provocar o desenvolvimento das nuvens.

 

Previsão de chuva para hoje

 

 

Saiba mais sobre o nosso Serviço de Monitoramento e Alertas

 

 

 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA