Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / 19 capitais do BR fecham agosto com chuva abaixo da média

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    19 capitais do BR fecham agosto com chuva abaixo da média

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O mês agosto termina com falta de chuva em muitas capitais do Brasil. Do total de 27 capitais, 19 ficaram com chuva abaixo da média histórica do mês. As outras 8 capitais, encerram agosto com volumes de chuva superiores a média mensal. 

     

    Onde choveu muito pouco

    De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a situação mais crítica é observada em Palmas (TO), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), que encerram o mês sem nenhuma gota de chuva. As médias Climatológicas em agosto nessas capitais  são baixas mesmo, perto de 12 mm, mas este mês não chove nada. 

     

    O déficit de chuva foi alto em Fortaleza (CE), com volume 95% abaixo da média de agosto, São Luís (MA), com 85% abaixo da média, Porto Velho (RO) com 89% abaixo da média e Natal (RN) com volume 81% abaixo da média.

     

    Confira a lista completa das capitais que tiveram chuva abaixo da média histórica de agosto. O levantamento foi feito até o dia 30 deste mês:

     

     

    Onde choveu bastante 

    As capitais que tiveram pelo menos o dobro da chuva normal de agosto foram Maceió (AL), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Rio De Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). 

     

    Em Maceió, o acumulado de chuva entre os dias 1 e 30 e agosto, chegou a 316,7 mm, ou 77% acima da média do mês que é de 179 mm.  Em Teresina (PI) choveu no mesmo período, 47,9 mm, cerca de 313% acima da normalidade, mas a média mensal é baixa, de apenas 11,6 mm. 

     

    Cuiabá fecha o mês de agosto com 30,5 mm de chuva e a média é de 11,4 mm, ficando 168% acima da média. São Paulo teve 53% de chuva acima da média de agosto, com um total de 60,5 mm. O Rio de Janeiro fecha o mês com 181%, somando 74,4 mm de chuva.

     

    Confira a lista das capitais que tiveram chuva acima da média histórica de agosto. O levantamento foi feito até o dia 30 deste mês:

     

     

    Agosto é normalmente um mês muito seco no estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, grande parte do Norte e do Sudeste. O bloqueio atmosférico causado por um grande sistema de alta pressão sobre o Brasil dificultou a ocorrência de chuva por muitos dias este mês, especialmente pelo interior do país. 

     

    No entanto, "o avanço de frentes frias e a configuração de um sistema de baixa pressão no centro-sul do país, favoreceram os eventos de chuva nos estados do Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o que acabou levando chuva para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, situação pouco comum nesta época do ano", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro. 

     

    Veja também: 

    Estiagem completa 78 dias em Belo Horizonte 

    Brasília completa 100 dias sem chuva

    Como vai ficar a chuva no Brasil em setembro?

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias