Chuva e ventania no Sul do Brasil

11/09/2017 às 11:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/09/2017 às 11:26

Oferecimento
Frente fria avança sobre a Região

Chuva, raios e intensas rajadas de vento de 80 km/h a mais de 100 km/h são observados nos estados da Região Sul do Brasil. A mudança no tempo veio depois de um fim de semana muito quente. Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou aos 37,7°C na tarde do domingo, 10, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Esta foi a maior temperatura na Região Sul ontem.

 

Frente fria

A chuva e o os ventos são das nuvens carregadas de uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, 11 de setembro. No decorrer do dia, a previsão é que chova em todo o Rio Grande do Sul, na maioria das áreas de Santa Catarina e no oeste e no sul do Paraná. Há risco de raios e de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. A Grande Florianópolis, a região catarinense do Vale do Itajaí e as demais áreas do Paraná vão ter aumento da nebulosidade no decorrer do dia, mas não há previsão de chuva.

 

 

 

Capitais

Nas capitais, a chuva acontece apenas em na região de Porto Alegre. Em Florianópolis e em Curitiba, a nebulosidade aumenta e podem ocorrer rajadas de vento moderadas a fortes, mas não há previsão de chuva.

 

Ventania

Até 10 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado rajadas de vento com até 103 km/h em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC), 86 km/h em Santa Vitória do Palmar/Barra do Chuí (RS), 82 km/h em Canguçu (RS) e em Jaguarão (RS).

As rajadas de vento continuam no decorrer do dia alcançando velocidades entre 70km/h e 100 km/h.

 

Nova frente fria

Esta frente fria que chegou ao Sul do Brasil se afasta no mar nesta terça-feira, mas ainda deve chover em áreas dos três estados. Na quarta-feira, áreas de instabilidade ainda devem provocar chuva em parte do Rio Grande do Sul. A partir de quinta-feira, 14 de setembro, as condições para chuva no Sul do Brasil voltam a aumentar com a chegada de outra frente fria. Até o fim da semana, a chuva deste novo sistema avança só até o sul do Paraná.

Confira a previsão para o Sul do Brasil para os próximos dias.

 

 

Foto: Vinicius de Azevedo, Barra do Quaraí (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%