Mais calor no Rio de Janeiro no fim do inverno

12/09/2017 às 23:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/09/2017 às 09:36

Oferecimento
Por que esquentou nos últimos dias?

O Rio De Janeiro esquentou nos últimos dias e muita gente tem estranhou esta elevação da temperatura porque tecnicamente ainda é inverno, até o fim da tarde do dia 22 de setembro. Mas é preciso lembrar que a atmosfera não funciona com data e hora marcada. Fim de inverno já tem jeito de primavera. E não dá para usar expressões como "calor em pleno inverno" porque já estamos no finzinho da estação. Também não tem feito um calor extremo. A temperatura máxima do inverno de 2017 até agora é de 37,4°C e foi registrada em 9 de agosto, na estação de Santa Cruz, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A maior temperatura do ano por enquanto é de 39,4°C no dia 25 de janeiro.

 

 

Por que esquentou?

O aumento da temperatura nos últimos dias está relacionado com o sol forte por muitas horas, mas também com a falta de chuva e de ar polar. Há uma grande e forte massa de ar seco que influencia o Brasil há quase 20 dias e tem impedido a passagem do ar polar para o interior do país. Além disso, os ventos dessa massa seca desviam o ar úmido que vem da Região Norte para o extremo sul do Brasil. Sem ar polar, sem chuva, com poucas nuvens no fim do inverno, o ar aquece fácil.

 

O gráfico mostra as máximas em setembro no Rio de Janeiro, considerando as várias estações do Instituto Nacional de Meteorologia espalhadas pela cidade, desde 2012 e até 12 de setembro de 2017. Cada cor representa um ano e a linha preta é o ano de 2017.

 

 

Temperatura em setembro no Rio de Janeiro de 2012 a 2017 (Fonte: INMET)

 

Temperatura vários graus acima da marca dos 30°C foram bastante comuns.

Grandes flutuações da temperatura, alternando tardes quentes e amenas, ainda podem ocorrer com frequência em setembro. Além disso, bloqueios atmosféricos dificultando a chegada de frentes frias que trazem chuva e ar polar também são comuns no fim do inverno.

E para lembrar que fim de inverno em geral tem ares de primavera e já pode ser com muito calor no Rio de Janeiro, a temperatura chegou três vezes na marca dos 40°C nos dias próximos da virada de uma estação para outra.

 

De 2012 a 2016, a primavera começou quase sempre no dia 22 de setembro. No ano de 2015, a estação teve início no dia 23. Em 2017, a primavera começa oficialmente às 17h02 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.

 

Quando vai chover no RJ?

Até o fim da semana, o calor aumenta no Rio de Janeiro e pode se aproximar ou até superar a maior temperatura do inverno de 2017

Quanto à chuva, os cariocas e fluminenses vão ter que esperar uma frente fria especial que está sendo esperada justamente para o começo da primavera. A previsão até o momento é que esta frente fria traga chuva para o estado do Rio de Janeiro, e para muitas outras áreas da Região Sudeste, a partir do dia 23 de setembro rompendo o bloqueio da forte massa de ar seco que atua sobre o país. A presença desta massa seca e quente no fim do inverno também é relativamente comum.

 

Rock in Rio 2017

O Rio de Janeiro vai esquentar mais no ar e em terra nos últimos dias do inverno de 2017. A primeira rodada de shows do Rock in Rio acontece no próximo fim de semana, nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Depois tem mais música e agitação entre os dias 21 e 24 setembro.

 

Quem escolheu curtir a primeira parte do evento não terá que se preocupar com chuva. De 15 a 17 de setembro, o Rio de Janeiro terá dias de muito sol e calor, nada de chuva e noites também quentes. Mas a segunda parte do evento terá mudanças no tempo por causa da passagem de uma frente fria que vai deixar o Rio com muitas nuvens e chuva.

 

 

 

 

Foto: Angela Ruiz, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%