Rio Grande do Sul continua com temporais

13/09/2017 às 23:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul do estado já acumula mais de 100 mm em 13 dias

Fortes áreas de instabilidade se espalharam sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul e provocaram temporais na fronteira com o Uruguai durante a quarta-feira, 13 de setembro. Algumas áreas acumularam mais de 100 mm entre a noite do dia 12 e a noite de 13 de setembro.

 

A previsão é de mais chuva para esta quinta-feira e também para sexta-feira, 15, e durante o fim de semana, o último do inverno. Até o domingo, o Rio Grande do Sul, as condições para chuva tendem a aumentar com a lenta passagem de uma frente fria. Além disso, o estado vai receber ar úmido e quente vindo do Norte do Brasil que ajudar na formação de nuvens bastante carregadas. A situação é de alerta para tempestades no estado até o domingo, com muita chuva, ventania e risco de queda de granizo. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades de 70 km/h a 90 km/h.

Veja as nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

 

Grande Porto Alegre

A população da Grande Porto Alegre vai enfrentar muita chuva até o domingo. As pancadas de chuva nesta quinta-feira tendem a ocorrer à tarde e à noite, mas na sexta, no sábado e no domingo deve chover várias vezes, a qualquer hora e há risco de temporal. Por causa da chuva e muita nebulosidade, a temperatura fica amena nos próximos dias.

 

 

O mapa mostra o volume de chuva estimado para o Sul do Brasil para de 14 a 18 de setembro de 2017. Veja o volume na escala na parte superior do mapa. Há previsão de 100 mm a 150 mm para Porto Alegre em apenas cinco dias. A média de chuva para setembro é de aproximadamente 140 mm.

 

 

Chuva estimada para a Região Sul entre 14 e 18 de setembro de 2017: previsão de 100 mm a 150 mm para Porto Alegre

 

Pouca chuva em SC e no PR

As áreas de chuva forte que crescem sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias não vão conseguir se espalhar por toda a Região Sul por enquanto. Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais, ainda terão sol e aumento do calor nesta quinta-feira. Na sexta-feira e no fim de semana, pancadas de chuva devem ocorrer no centro, oeste e sul de Santa Catarina, no oeste e no sul do Paraná. Pode ventar e chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos nestes dias, mas não há expectativa de chuva volumosa e persistente como esperada para o Rio Grande do Sul. A chance de chuva em Florianópolis e em Curitiba é baixa até domingo.

 

Chuva acima da média no sul do RS

Em Santana do Livramento, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 110,4 mm acumulados entre 20h do dia 12 e 20h e 13 de setembro. Este volume de chuva representa quase toda a média de chuva normal para o mês de setembro na região que é de aproximadamente 122 mm. No mesmo período, a região de Bagé acumulou 84,8 mm, em Dom Pedrito choveu 78,4 mm e em Uruguaiana o volume acumulado foi de 56,8 mm.

 

Mas considerando o acumulado de chuva de 1 a 13 de setembro, os totais já superam 100 mm e até superam a média histórica para este mês. Pelas medições do INMET, Santana do Livramento acumulou 174 mm (média de 122 mm), Dom Pedrito acumulou 119 mm em 13 dias (média de 129 mm) e em Bagé choveu 119 mm (média de 134 mm).

 

 

Foto: Hayssa Appel, Ijuí (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%