Novo Furacão ameaça o Caribe

17/09/2017 às 10:55
por Bianca Lobo

Oferecimento
Tempestade Tropical Maria está prevista para se tornar furacão

Maria_sat

Imagem colorida do satélite GOES 16 das 10h00 (BRT)

 

 

A previsão é de que a tempestade tropical Maria se intensifique e passe a categoria de furacão no decorrer deste domingo, dia 17 de setembro.  Esse sistema está previsto para se deslocar sobre a região do Caribe nos próximos dias, provocando ventos forte e grandes acumulados de chuva.

 

Maria

Previsão de intensificação e deslocamento da Tempestade Tropical Maria. H - furacão categoria 1 ou 2 e M - furacão categoria 3 ou superior.

 

Avisos devido a passagem do furacão já foram emitidos para as regiões de Antigua e Barbuda (lembrando que Barbuda foi evacuada após a destruição provocada pela passagem do furacão Irma), Guadalupe, Dominica, Países Baixos Caribenhos, Ilha de São Martinho e Anguilla. Segundo o boletim emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC - National Hurricane Center), Maria deverá ser um furacão de categoria 2 ao atingir essas áreas entre a segunda e a terça-feira, com vento sustentado de aproximadamente 175 km/h. Além das chuvas intensas e dos fortes ventos essas regiões também deverão ser atingidas pela elevação do mar, o que deverá provocar alagamentos.

 

Maria deverá continuar a se intensificar e passar sobre as Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, República Dominicana e Haiti como um furacão de categoria 3 ou superior a partir de quarta-feira (lembrando que furacões com categoria 3 são considerados grandes furacões, com alto potencial destrutivo).  A previsão é de que na madrugada de quarta-feira Maria, já como furacão de categoria 3, tenha ventos sustentados de aproximadamente 203 km/h.