Possibilidade de chuva hoje em SP

18/09/2017 às 18:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/09/2017 às 08:33

Oferecimento
Calor continua até o fim da semana

Há uma possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite desta terça-feira, 19, para algumas áreas do estado de São Paulo. Mas a chuva não será para todos, não se prolonga pela semana e nem alivia o calor.

 

Previsão para hoje(19) 

A previsão de pancadas de chuva para esta terça-feira é para pequenas áreas do centro-sul e do leste do estado e incluindo a Grande São Paulo. Mas não se deve ir com muita sede ao pote. Muita gente verá nuvens se formando e crescendo, o que não ocorre há vários dias, mas não terá a chuva. As áreas ao norte e no oeste do estado podem ter alguma nebulosidade, mas nada de chuva.

A chuva que ocorrer será em poucas e pequenas áreas destas porções do estado e com curta duração. Por enquanto, não há condições para chuva generalizada. Alguns locais da Grande São Paulo, na região de Campinas, de São Carlos, Bauru, Avaré e Sorocaba, e também na Serra da Mantiqueira poderão ter esta chuva rápida. Para a região da capital paulista, a expectativa é que chova apenas em alguns bairros.

 

Apesar da previsão destas pancadas de chuva para algumas áreas do estado, não há expectativa de chuva para os demais dias até a sexta-feira. Para o sábado, volta a previsão de pancadas de chuva em poucos locais do leste do estado, novamente incluindo a Grande São Paulo.

 

Por que pode chover?

A possibilidade de chuva para esta terça-feira não está associada com a passagem de nenhuma frente fria, mas apenas de um cavado. São Paulo está recebendo um pouco de umidade marítima e a passagem do cavado (região na atmosfera com tendência de queda da pressão atmosférica, com circulação ventos horária), vai ajudar a formar nuvens. Com o calor, algumas destas nuvens poderão crescer o suficiente para ter gotas de chuva.

 

 

Temperatura em elevação

Todo o estado de São Paulo ainda terá muito sol e calor nesta última semana de inverno. A tendência é de aquecimento por todo o estado. Nesta segunda-feira, 18, a temperatura chegou aos 30°C em várias áreas da capital e até 36°C em locais do no norte e oeste do estado. O litoral teve muita nebulosidade o dia todo e a temperatura máxima não passou dos 26°C.

A primavera começa na sexta-feira, 22 de setembro, às 17h02, pelo horário de Brasília.

 

 

SP_SãoPaulo_PeterGatzBirle_21112016_nuvens_amanhecer

 Foto: Peter Gatz Birle, São Paulo/SP

Umidade aumentou em parte da Grande SP

A brisa marítima entrou com moderada intensade no meio da tarde da segunda-feira, 18, injetando umidade pricipalmente sobre as áreas ao sul da capital e da Grande São Paulo. A região de Santo André teve até nevoeiro  e chuviscos por causa do ar muito úmido. 

Na capital, a umidade relativa no aeroporto de Congonhas era de 69% às 15 horas, contra 18% no mesmo horário no domingo e no sábado.

 

SP_Santo-Andre_-Valdir-Hermann-18-9-17-nevoeiro-no-fim-da-tarde

Foto: Valdir Hermann, Santo André (SP) : nevoeiro na tarde de 18/09/2017

 

 

SP_Santo-Andre_-Aline-Tochio-18-9-17-nevoeiro-no-fim-da-tarde

Foto: Aline Tochio, Santo André (SP) : nevoeiro na tarde de 18/09/2017

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%