Mais calor no Rio de Janeiro nos últimos dias do inverno

20/09/2017 às 08:00
por Maria Clara Machado

Atualizado 20/09/2017 às 08:23

Oferecimento
Sul do estado pode ter chuva no domingo

Os últimos dias do inverno serão marcados por mais calor no estado do Rio De Janeiro. A presença de uma massa de ar seco sobre a região mantém o tempo firme e a chuva só deve retornar após a entrada da primavera. A nova estação começa oficialmente dia 22, sexta-feira, às 17h02, pelo horário de Brasília

 

Setembro quente 

Setembro de 2017 está quente no Rio de Janeiro até com temperaturas um pouco acima da média para o mês. Já foram 11 dias com temperatura máxima acima dos 30°C. A média da temperatura máxima no Rio em setembro é de 28,6°C. 

 

Na última sexta-feira (15), a capital registrou a tarde mais quente do inverno, com máxima de 38,6°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Uma diferença de 10°C para a média do mês.  

 

Nesta quarta-feira (20), o sol brilha forte por várias horas facilitando novamente a elevação nas temperaturas e máxima deve ficar em torno dos 32°C. A temperatura também chegou aos 32°C na base aérea de Santa Cruz nesta terça-feira (19). 

 

Estamos nos aproximando da primavera e é normal que aconteça a elevação nas temperaturas. "Além disso, não tivemos a entrada de massas polares no estado do Rio de Janeiro este mês", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

   Foto: Ana Kézia Ferreira. Rio de Janeiro - RJ  

 

Quando pode chover?

A cidade do Rio de Janeiro não vê chuva volumosa há 19 dias. No dia primeiro de setembro a chuva que caiu na capital acumulou 22 mm na estação da Praça Mauá pelo INMET. Apenas alguns chuviscos ocorreram na primeira semana do mês e há pelo menos 13 dias, o Rio não vê nenhuma gota de chuva. 

 

O total acumulado de chuva em 19 dias está em 23,2 mm e a média de setembro é de 66,5 mm. 

 

Uma nova frente fria está prevista para avançar pelo litoral da Região Sul em direção ao Sudeste no próximo sábado (23) e  a chance de chuva aumenta sobre o sul do Rio de Janeiro no domingo (24). Os meteorologistas falam na volta da chuva para o Grande Rio antes do final do mês. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%