Possibilidade de chuva para Brasília e Goiânia

20/09/2017 às 17:39
por Angela Ruiz

Oferecimento
Muito calor no Centro-Oeste

A umidade está aumentando sobre algumas áreas de Mato Grosso e Goiás. Dois fatores estão contribuindo para o aumento. O primeiro é o fluxo de umidade que desce do Norte do Brasil e o segundo é que em níveis médios da atmosfera se observa a presença de um sistema de baixa pressão que ajuda no desenvolvimento de áreas de instabilidade que provocam chuva. Mas de uma forma geral, é o tempo seco que predomina na Região Centro-Oeste e a temperatura continua elevada.

 

Nesta última quinta-feira (21) do Inverno, todo o Centro-Oeste terá um dia de muito calor com temperatura próxima de 40°C em várias cidades. Há expectativa de chuva para cidades localizadas no centro-norte de Mato Grosso, Goiânia e Brasília que não vê uma gota de chuva a mais de 120 dias. Vale lembrar que a última vez que houve registro de chuva na capital federal foi entre os dias 21 e 22 de maio e acumulou nestes dias 22,2 milímetros, segundo o Inmet.     

 

Só não deve chover em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso e de Goiás.

 

Foto: Thiago Farias - Brasília -DF

 

Pancadas de chuva

Apesar desta última quarta-feira (20), ter sido marcada por tempo aberto e muito calor em grande parte do território brasileiro, algumas pancadas de chuva foram observadas no leste e nordeste de Mato Grosso e houve incidência de chuva também próximo a cidade de Mineiros, no sul de Goiás. A chuva apesar de ser insuficiente para acabar com a estiagem, mas já serve para contribuir para o aumento da umidade nas áreas que estavam secas e com isso, proporcionar que as chuvas gradativamente comecem a ocorrer em toda a Região.

 

Veja também: Produtor à espera da chuva para iniciar plantio de soja

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%